Agricultura sustentável: Quais os benefícios para o produtor?

Emanuely
Emanuely

Com o passar do tempo as pessoas têm optado por recursos mais sustentáveis em diversos meios, no campo esse fator tem se destacado muito. A agricultura sustentável é uma das formas de preservar os recursos naturais e ao mesmo tempo disponibilizar produtos saudáveis para o consumidor.

A agricultura sustentável é uma das formas de cuidar do meio ambiente, é justa com a sociedade, é mais econômica, além de garantir para as futuras gerações mais qualidade de vida.

Mas quais os benefícios que a agricultura sustentável tem a oferecer para a sociedade? Bom, são várias vantagens, além de permitir que a natureza complete seu ciclo e possibilite que as próximas gerações usufruam dos recursos naturais, a prática desse tipo de agricultura auxilia muito o produtor também, de maneira que:

Reduz o desperdício;
Preserve a natureza;
Produz alimentos mais saudáveis;
Padroniza a qualidade da matéria-prima;
Garante os próximos abastecimentos;
Melhora o relacionamento entre consumidor, fornecedor e produtor;

Aperfeiçoa a imagem da empresa/produtor para as pessoas que consomem o produto. Atualmente existem alguns tipos de agriculturas sustentáveis, com objetivos e aspectos diferentes, por exemplo:

Agricultura Orgânica/Biológica: Essa agricultura é um processo de produção super comprometido com as culturas naturais e produção de alimentos orgânicos e tem o objetivo de garantir a saúde do consumidor.

Agricultura Biodinâmica: É um tipo de agricultura muito parecida com o método orgânico, pois a ideia é não usar nenhum componente químico. A Agricultura Biodinâmica visa transformar a produção agrícola em um ato sustentável, pensando mais na natureza.

Agricultura Natural: É a agricultura que procura por tecnologias alternativas para trazer o maior nível de pureza possível aos produtos cultivados. Assim garantem e tiram proveito de tudo que a natureza tem a oferecer de forma natural.

Permacultura: Esse tipo de agricultura une a modernidade da ciência e o conhecimento tradicional, buscando estimular as pessoas a criar o hábito de trabalhar com a natureza para projetar ambientes mais sustentáveis, se baseando em práticas agrícolas e sociais de forma disciplinada, assim nós humanos, não só aproveitamos dos recursos da natureza, mas também trabalhamos no seu desenvolvimento, até porque é importante lembrar que nós, também somos natureza.

Garanta sua vaga no vestibular na Faculdade que entende o Agro! Na Faculdade UNIGUAÇU você encontra dois cursos na área de Ciências Agrárias: Agronomia e Medicina Veterinária. Acesse: https://uniguacu.com.br/vestibular-de-inverno-2023 preencha com os seus dados e pronto!

Para mais informações ligue para (45) 3565 – 3181. Nós somos a evolução do conhecimento!

(Com Uniguaçu)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas