Umidade dificulta colheita da 2º safra do milho no Paraná
Algumas áreas de milho 2º safra estão sendo colhidas, com a produtividade dentro das estimativas iniciais, apesar do atraso nas lavouras em relação à maturação. O excesso de umidade da semana anterior dificultou a colheita nas poucas lavouras que estão prontas, bem como favoreceu o surgimento de doenças de final do ciclo e o ataque de cigarrinhas.
A análise faz parte do Boletim de Conjuntura Agropecuária, do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), referente à semana de 20 a 26 de junho.
As áreas estão principalmente em fase de frutificação. A colheita do feijão continua. Também enfrenta atrasos no seu ciclo final e na
colheita pelas condições climáticas. Os produtores estão atentos a possíveis doenças foliares que possam surgir. A cultura da batata 2º safra está em pleno desenvolvimento vegetativo e frutificação, e as condições da cultura são favoráveis. No geral, o trigo apresenta um bom desenvolvimento, porém a questão da umidade em relação às doenças foliares é uma preocupação.
Sul
Os horticultores estão colhendo diversas culturas no momento, como repolho, couveflor, brócolis e mandioquinha salsa. A colheita de feijão progrediu significativamente e está se aproximando do fim. A produção está abaixo das expectativas iniciais em função da falta de chuvas entre abril e maio, mas não de maneira drástica, visto que algumas localidades apresentaram produtividade normal. Com isto, os produtores estão satisfeitos, pois não se espera uma produção elevada nesse período.
Algumas áreas de camomila também já estão prontas para a colheita. A cultura da batata 2º safra está em fase de frutificação e maturação, com algumas lavouras já sendo colhidas. Espera-se que a produtividade da batata venha abaixo do esperado inicialmente.
A cultura do milho encontra-se em sua maioria na fase de frutificação, mas já houve algumas colheitas pontuais. Técnicos de campo relatam que as lavouras não têm apresentado sintomas de enfezamento, porém, na colheita a produtividade fica abaixo do esperado, o que pode trazer surpresas em relação à safra.
As culturas de aveia preta e aveia branca foram beneficiadas pelas chuvas da semana passada e apresentam boas condições de desenvolvimento, o que promete uma boa safra. A cultura do trigo está apresentando um bom desenvolvimento até o momento. O plantio foi a principal atividade desta semana e ocorreu de forma acelerada, beneficiado pelas boas condições de umidade do solo, recuperando os dias parados da semana anterior. Além disso, algumas áreas de trigo estão iniciando o processo de perfilhamento, e os produtores estão realizando os tratos culturais necessários.
A cevada também teve uma grande evolução em seu plantio, especialmente em solos mais secos. Há também áreas de adubação verde com aveia ou mix de espécies, e pastagens com azevém em germinação e desenvolvimento vegetativo, todas beneficiadas pelas chuvas.
Confira o boletim completo AQUI