Pesquisadores da Fundação MT – uma entidade que há mais de 30 anos desenvolve tecnologias aplicadas à agricultura – manifestaram preocupação com o atraso do plantio de soja no Estado. Segundo eles, no estado, maior produtor de soja do país, apenas 55,73% dos 12,66 milhões de hectares foram semeados até meados de outubro. Esse percentual é inferior aos 65% alcançados no mesmo período do ano passado, refletindo os desafios causados pela seca. Em todo o País, a média de plantio está abaixo de 40%
A Fundação alerta que o início mais seco da safra agrava as condições para o aparecimento de pragas e doenças, enfraquecendo as plantas e exigindo ações específicas para mitigar os efeitos. A seca favorece a proliferação da mosca branca, com possibilidade de surgimento de fumagina, seca das folhas e queda precoce de folhagem, comprometendo a produtividade. Pragas como lagarta elasmo, coleópteros e lagarta Spodoptera frugiperda já têm causado danos notáveis no desenvolvimento das plantas.
Produção de grãos atingirá 379 milhões de toneladas
Esporos de ferrugem-asiática são identificados no Oeste do PR
Outro alerta é para o aumento de tripes (Frankliniella schultzei) em algumas regiões, que podem causar deformações em folhas e flores e afetar diretamente o rendimento. Medidas como o monitoramento contínuo e o manejo integrado de pragas, que inclui o uso de produtos biológicos e químicos específicos, são recomendadas para a proteção das lavouras.
A seca também amplia os riscos de infestação por nematoides, especialmente em áreas onde as plantas estão mais estressadas pela falta de água. O diagnóstico precoce da presença de nematoides é essencial para escolher as estratégias de controle mais eficazes, que podem envolver cultivares resistentes, rotação de culturas e, em casos específicos, a aplicação de nematicidas.
A Fundação destaca a importância de uma análise nematológica 70 dias após o plantio, possibilitando que o produtor ajuste o manejo para a safra seguinte. Para otimizar a gestão desses riscos, a Fundação MT oferece a plataforma FMT iD, uma ferramenta digital que facilita o acesso a dados técnicos para orientar as decisões dos produtores.
(Com Pensar Agro)
O agronegócio brasileiro deve encerrar 2026 com Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) estimado em…
Auditoria avaliou boas práticas de manejo nas três unidades de produção de suínos da cooperativa…
A presença de uma frente fria no litoral sul da Bahia favorece um canal de…
Os preços da banana prata registraram aumento em Bom Jesus da Lapa (BA), enquanto os…
A produção mundial de açúcar deverá ficar 3,92 milhões de toneladas abaixo do consumo na…
A Embrapa Soja (PR) e a Itaipu Binacional juntaram drones, softwares de modelagem e dados…
O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias
Leia Mais