Divulgação

Toledo vai sediar Encontro Regional Sul de Arborização Urbana

Liliane Dias
Liliane Dias
Divulgação

O Oeste do Paraná será palco para discutir assuntos relacionados à arborização urbana nos próximos dias. O município de Toledo sediará um dos maiores eventos regionais que trata sobre a temática, o VI Encontro Regional Sul de Arborização Urbana (VI ERSAU). Programado para acontecer nos dias 28 e 29 de junho de 2023 no anfiteatro do Centro de Eventos Ismael Sperafico, com o tema “Arborização e suas interfaces: caminhos para uma cidade resiliente”, o evento é realizado por meio de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

Segundo o secretário do Meio Ambiente de Toledo, Júnior Henrique Pinto, o propósito do evento é contribuir com a melhoria da gestão da arborização urbana, estimular a formação de novos profissionais e apresentar exemplos exitosos em inovação e tecnologia que venham a contribuir com a resiliência das cidades.

A palestra magna com o tema “Importância da arborização para construção de cidades resilientes” será proferida pelo professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutor Yedo Alquini. Clique aqui para conferir o restante da programação.

Dentro da temática principal serão abordados os três eixos temáticos: Arborização urbana e seu marco regulatório; a interface socioambiental da arborização e Inovação; e Tecnologia na gestão da arborização. Os temas foram escolhidos pela comissão organizadora por serem considerados extremamente relevantes para elevar o debate do assunto frente aos desafios e oportunidades contemporâneas da resiliência urbana.

A presidente do VI Ersau e bióloga da Prefeitura de Toledo, Lilian Cardoso, ressalta sobre o envolvimento regional e avalia positivamente o público inscrito. “Tem havido uma grande aceitação por parte dos municípios, pois é um assunto que tem sido pauta frequente devido a relevância do tema para as cidades. As árvores estão nas discussões desde questões relacionadas à saúde e bem estar até segurança, trânsito e infraestrutura. Enfim, um bom planejamento da arborização da cidade contribui para sua resiliência”.

Até esta terça-feira (06) já haviam mais de 250 inscritos no evento. Segundo a organização, existem participações confirmadas de cinco estados brasileiros (Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais), além de participantes do país vizinho, Paraguai.

Paraná – Além de Toledo, existem inscritos em várias cidades do Paraná, à exemplo da capital Curitiba, Maringá, Cianorte, Assis Chateaubriand, Boa Ventura de São Roque, Marechal Cândido Rondon, Catanduvas, Francisco Beltrão, Cascavel, Laranjal, Santa Helena, Nova Aurora, Pato Bragado, Cafelândia, Mercedes, Pitanga, Castro, Braganey, Lunardelli, Vera Cruz do Oeste, Palotina, Maria Helena, Marmeleiro, Jaguapitã, Ouro Verde do Oeste, Missal, Jussara, Santa Mariana, Capiatá, São Jorge do Patrocínio, Primeiro de Maio, Goioerê, Capitão Leônidas Marques, Sarandi, Iracema do Oeste, Terra Rica, Foz do Iguaçu, Bandeirantes, Corbélia, Paranavaí, São José das Palmeiras, Londrina, Pato Bragado, Diamante do Oeste, Cambé.

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente até o dia 11 de junho ou enquanto houver vagas. Para mais informações sobre inscrições, localização e programação do evento clique aqui.

SBAU – A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) é uma instituição com 30 anos de fundação. Sua missão é fazer avançar a arboricultura brasileira por meio do desenvolvimento da ciência e da tecnologia, da profissionalização da atividade e da conscientização pública. Durante sua trajetória, a SBAU vem produzindo conhecimento e apoiando as principais iniciativas técnicas e educacionais direcionadas ao desenvolvimento das atividades inerentes da arborização urbana.

(Com Assessoria Toledo)

(Liliane Dias/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas