Fonte: Reprodução Redes Sociais

Pecuarista faz fogueira para aquecer gado do frio

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

Fogueiras espalhadas pelo meio do pasto. Foi o que fez um pecuarista para aquecer do frio o gado na região de Itaquiraí, sul de Mato Grosso do Sul. A medida foi tomada para proteger os animais do frio intenso que atinge todo o estado e também parte do Mato Grosso.

Nós mostramos aqui no Portal Sou Agro que mais de mil cabeças de gado morrerem de frio nos dois estados no decorrer da semana passada. De acordo com especialistas, a morte dos animais está atrelada a uma severa hipotermia.

Com a fogueira, várias novilhas ficaram em círculos, se protegendo do frio ao entorno das brasas improvisadas pelo produtor rural.

O diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Daniel Ingold, explica que o gado é mais adaptável ao clima quente e a queda brusca de temperatura deixa os animais mais expostos. Ingold afirma que o número de animais mortos em Mato Grosso do Sul pode ser maior.

“O que aconteceu agora é uma inversão. Os animais que estão com o corpo quente estiveram expostos a uma temperatura muito baixa. Com umidade elevada, vento e frio, fica mais difícil dos animais resistirem”, explica.

O diretor-presidente da Iagro comenta que a maior parte das mortes ocorreu em locais com menos oferta de pasto e ausência de abrigos naturais ou até mesmo artificiais. O agravamento da hipotermia no gado também pode estar relacionado ao baixo estado nutricional dos animais e pouca disponibilidade de pastos, como detalha Ingold.

Prejuízo

Os produtores rurais dos dois estados tiveram um prejuízo de aproximadamente R$ 3 milhões. A informação é da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

Especialistas dizem que as mortes dos animais estão ligadas ao tipo de animal. O gado pantaneiro, por exemplo, é sensível ao frio e pode ser mais atingido do que as demais raças criadas na região.

Temperatura deve subir

As temperaturas continuaram baixas durante todo o fim de semana na região do pantanal matogrossense. Os termómetros registraram 10 graus.

A melhora deve vir apenas na segunda-feira (19), com o término da frente fria. O fim do outono deve ser marcado por chuvas que atingem a região, mas sem a previsão de novas frentes frias de grande intensidade.

Com Agências e Iagro

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias