Foto: Sou Agro

Nada comum: conheça a potra Pepa que fez um procedimento raro no Hospital Veterinário da UNIGUAÇU

Débora Damasceno
Débora Damasceno

Um procedimento nada comum, foi isso que a potra pepa fez no Hospital Veterinário da UNIGUAÇU A cirurgia foi na arcada dentária, mas exigiu bastante técnica dos profissionais que são capacitados para atender casos assim.

“Ela tem uma patologia, não é muito frequente nos equinos ou pouco diagnosticada, e a literatura traz poucas referências para a gente. Mas ela teve como diagnóstico um cisto dentígero, que é uma patologia congênita, o qual ele vai de forma cística sair na base da orelha do animal e na região temporal. A gente, através do exame de imagem de raio-X, identifica onde está o cisto. E aí por um procedimento onde a gente faz incisões de pele e depois faz incisão de subcutâneo.  Nós identificamos a região cística, fazemos a extração, a curetagem de todo o material cístico e depois a gente faz a síntese da cirurgia e aí ela fica internada para passar pelos procedimentos pós cirúrgicos”, explica Luiz Fernando Labre, médico veterinário responsável pelo setor de equinos do HVU.

O hospital veterinário está se tornando uma referência na região inclusive com expansão para os atendimentos.

“A gente sentia muita carência de um centro de referência para poder encaminhar nossos animais, como o caso da Pepo, além de outros procedimentos cirúrgicos. Agora a gente já tem um respaldo onde a gente vai conseguir internar nossos animais e passar por procedimentos como o da Pet. Pra gente que começou há pouco tempo, e já estamos vendo que a rotina está presente, que é só o início. O nosso bloco está em fase final de construção, então todos os atendimentos, desde apenas uma consulta clínica ou procedimentos ortopédicos, procedimentos envolvendo o trato gastrointestinal, que é muito comum em equinos. A gente vai estar dispostos a receber os animais com todo o aparato cirúrgico, profissionais e estrutura para receber os animais.

O HVU

Com mais de 1.500 m², o HVU-Hospital Veterinário UNIGUAÇU Escola se destaca em oferecer o melhor ensino de qualidade em Medicina Veterinária na região Oeste do Paraná.

Durante a graduação os acadêmicos acompanham os atendimentos que são realizados no hospital, dentre eles além dos animais de companhia, também de grande porte como equinos e ruminantes, animais de produção e silvestres.

A estrutura conta com Laboratório de Análises Clínicas, Microbiologia, Anatomia Patológica, Diagnóstico por Imagem e de Reprodução Animal.

Os atendimentos do hospital ficam por conta do corpo docente do curso de Medicina Veterinária que são experts na área, formado por especialistas, mestres e doutores.

E para completar ainda mais a estrutura, está sendo construído o Bloco II do Hospital, nosso tão esperado centro cirúrgico.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária e também diretor do hospital, Drd. Johany Vicente, explicou que as expectativas dos acadêmicos e professores são grandes, pois será mais uma estrutura de ponta que será entregue para o aprendizado dos alunos e também para melhor atender a população.

“A estrutura contará com um centro cirúrgico de pequenos e grandes animais, onde será possível realizar procedimentos de baixa a alta complexidade. Além disso, contará com um setor de internamento convencional e pós-operatório equipado para pequenos e grandes animais onde todos os cuidados necessários serão realizados. Vale ressaltar que toda essa estrutura poderá atender os animais da população de São Miguel do Iguaçu e região”.

HVU

O Hospital fica no Campus da Faculdade UNIGUAÇU na cidade de São Miguel do Iguaçu na Rua Valentim Celeste Palavro, N° 985. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira: 08h às 12h e das 13h30 até 17h30 e aos sábados das 8h às 12h. Para mais informações entre em contato: (45) 3565-3037.

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias