Mulher de Toledo contraiu gripe suína, mas não morreu da doença

Emanuely
Emanuely

Nós mostramos aqui no Sou Agro no dia 21 de junho que uma mulher de Toledo morreu com suspeita do vírus da gripe suína. E nesta terça-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou em nota que o óbito em investigação sobre infecção pelo vírus influenza AH1v de origem suína no Paraná teve essa causa descartada.

A decisão foi publicada pelo Ministério da Saúde, por meio da Nota Técnica Nº 39/2023. Ela conclui que a infecção por vírus de influenza suína variante não provocou a morte da mulher de 42 anos residente em Toledo, na região Oeste.

Os resultados da investigação epidemiológica, clínica e laboratorial mostraram que, apesar da paciente ter contraído a doença, o óbito ocorreu em decorrência de complicações da neoplasia grave (câncer em estado avançado).

A conclusão aconteceu após uma reunião entre os profissionais de saúde, na qual discutiram o caso e avaliaram o caso. Participaram da reunião órgãos, especialistas e pesquisadores da Sesa, do Ministério da Saúde, Fiocruz, Laboratório Central do Estado (Lacen), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e Secretaria Municipal de Saúde de Toledo.

Seguindo o protocolo, o Ministério da Saúde irá encaminhar o relatório para a Organização Mundial da Saúde para atualização do caso.

A Sesa reforça que esse é um vírus de baixíssima circulação no Estado e pouca patogenicidade, geralmente com evolução benigna.

O Paraná conta com 34 unidades sentinelas com monitorização contínua dos vírus respiratórios, além das coletas realizadas nos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda grave nos estabelecimentos de saúde, conforme os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Desde 2015, apenas oito casos da doença foram confirmados no Paraná, sem nenhum óbito.

Relembre o caso

No caso da vítima de 42 anos, ela foi internada em 3 de maio, com uma infecção aguda grave. Foi transferida para a UTI, mas não resistiu, morrendo dois dias depois do internamento.

A Fiocruz informou que a mulher tinha diagnóstico prévio de câncer e vivia próxima a uma propriedade de suínos.

Sobre o consumo de carne

O fato é que toda vez que se fala em gripe suína, é importante reforçar que o consumo de carne não coloca em risco a população. A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza A, também conhecida como gripe H1N1, que pode ser transmitida através do contato direto com porcos infectados ou por meio de gotículas de saliva liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

Sintomas da doença

Os sintomas da doença são semelhantes ao de uma gripe comum: como dor no corpo, febre e coriza. Já o tratamento pode variar conforme a gravidade, mas na maioria dos casos é feito com anti-biótiocos e anti-inflamatórios. Além disso uma alimentação saudável e ingestão de líquidos favorece na recuperação do paciente.

O diagnóstico da doença pode ser feito por exames de sangue e teste de RT-PCR.

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas