Foto: Reprodução

Soja: colheita no Mato Grosso chega a 96%

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Reprodução

A colheita da soja no Mato Grosso chegou a 96,51%, no ciclo 2022/2023. O trabalho deve ser encerrado em várias regiões nesta semana, segundo levantamento do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária).

Tem atraso com relação à safra passada que, nesta época, já estavacom 98,81% da área colhida.

A previsão é que Mato Grosso na atual temporada colha 44,3 milhões de toneladas de soja, e uma produtividade média de recorde de 61,59 sacas por hectare.

A região nordeste do Mato Grosso é a mais atrasada com a colheita da soja com apenas 90,57%. Em contrapartida, o médio-norte encontra-se com 99,66% e o norte 99,55%, encerrando nesta semana os trabalhos juntamente com as regiões noroeste e oeste, que já colheram 98,80% e 98,54%, respectivamente.

As regiões centro-sul e sudeste já colheram 96,69% e 94,31% de suas áreas.

Colheita no Paraná

O ritmo de colheita da soja ainda está lento nas regiões Oeste e Sudoeste, pois os produtores estão aproveitando as brechas do clima para realizar a colheita. À medida que a colheita avança, as produtividades têm surpreendido, superando as expectativas em muitos casos.  A informação é do boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) divulgado  no dia 14 deste mês.

Para concluir a colheita do milho, os produtores estão aguardando uma melhora nas condições de umidade. A segunda safra está praticamente concluída, com exceção de algumas áreas onde a colheita da soja ainda está em andamento antes de plantar o milho e o feijão.

Provavelmente, haverá lavouras de milho plantadas fora do zoneamento. Em alguns municípios, houve um aumento significativo na área de plantio de feijão. No geral, a segunda safra está se desenvolvendo bem nesta fase inicial, com os produtores realizando manejo de pragas, plantas daninhas e adubações.

Com Agências

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas