foto: divulgação

Colheita de soja chega a 76% da área no Brasil

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
foto: divulgação

A colheita da safra 2022/23 de soja chegou a 76% da área cultivada no Brasil, contra 70% uma semana antes e 81% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados da AgRural. Praticamente finalizados no Centro-Oeste, os trabalhos agora se concentram no Sul do país e no Matopiba. No Rio Grande do Sul, a produtividade segue confirmando a quebra de safra; no Matopiba, os rendimentos são altos e reforçam a expectativa de grande safra no Norte/Nordeste.

Com PR e MS no fim, plantio da safrinha vai a 99% no Centro-Sul do Brasil. O mês de março terminou com plantadeiras de milho safrinha ainda em campo em parte do Centro-Sul do Brasil. Com o atraso dos trabalhos causado pela chuva e pela colheita mais lenta da soja, uma área maior que o normal foi plantada fora da janela ideal, que terminou entre os dias 28 de fevereiro e 15 de março, dependendo da localização das lavouras. Levantamento da AgRural mostra que, até quinta-feira (30), 99% da área estimada estava semeada no Centro-Sul do país, com expectativa de término dos trabalhos durante o fim de semana nos últimos talhões do Paraná e de Mato Grosso do Sul.

Milho verão
A colheita do milho verão 2022/23, por sua vez, atingiu na quinta-feira (23) 64% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, ante 58% na semana anterior e 70% um ano atrás.

Resultado no Paraná

O relatório mensal divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, na quinta-feira (30), reforça o recorde esperado para a produção de soja na safra 2022/2023.

Segundo os técnicos, o Paraná deve produzir 22,18 milhões de toneladas do grão em uma área de 5,76 milhões de hectares. O volume é 82% superior ao do ciclo 2021/2022. A produtividade desta atual safra é de 3.845 kg por hectare.

O chefe do Deral, Marcelo Garrido, explica que esse bom desempenho se deve, especialmente, às condições climáticas favoráveis. Nesta semana, a colheita chegou a 77% da área, índice que, apesar de estar atrasado comparativamente a safras anteriores, não deve prejudicar a qualidade do produto. Cerca de 90% das lavouras estão em boas condições e 10% em condições medianas. A área, estimada em 5,76 milhões de hectares, é semelhante à do ciclo passado, com um crescimento de 2%. A produtividade é de 3.845 kg por hectare.

Com Assessoria

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas