Foto: Envato

Especialistas destacam a importância da prevenção à gripe aviária

Liliane Dias
Liliane Dias
Foto: Envato

Com o Brasil em estado de alerta e declarando emergência zoosanitária por gripe aviária em aves silvestres, o país se vê diante de uma crise preocupante. A gravidade dessa situação levou o Ministério da Agricultura a tomar medidas de emergência, visando ações ágeis de monitoramento e mitigação. Em nota oficial, o Ministério da Agricultura (MAPA), decretou 180 dias de alerta com intuito de se antecipar e buscar dar celeridade às respostas de ação por meio da integração do Ministério com órgãos estaduais, liberação de recursos, entre outros. Enfim, desburocratizar processos para ganhar maior agilidade nas ações de monitoramento e eventuais necessidades de ações de mitigação.

Além disso, o MAPA publicou portaria no diário oficial da união portaria instalando o Centro de Operações de Emergência Agropecuária – COE-MAPA Influenza Aviária como mecanismo de articulação intra e interinstitucional em resposta ao estado de emergência zoossanitária, que tem entre as atribuições divulgar à população informações e propor ações que visem otimizar a resposta à situação.

Diante dessa situação, a Kemin, fabricante global de ingredientes, destaca a importância crucial da prevenção e utilização de produtos eficientes para enfrentar esse desafio.

Até o dia 30 de maio, foram detectados treze casos em aves silvestres, sendo nove no estado do Espírito Santo, nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares, Itapemirim, Serra e Piúma, três casos no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra, Cabo Frio e Ilha do Governador, e um no sul do Rio Grande do Sul.

Nesse contexto, a prevenção se torna a melhor opção para evitar uma situação crítica. Com uso da ciência aplicada, a Kemin destaca soluções eficientes para a mitigação do vírus. Respaldados por pesquisas com resultados comprovados, esses produtos oferecem alternativas à base de formaldeído e ácidos orgânicos, capazes de atuar contra vírus, bactérias e fungos nas matérias-primas e rações, além de possuírem um efeito residual que contribui para a prevenção da recontaminação.

A Gerente de Serviços Técnicos da Kemin, Pamela Marquesin, ressalta a importância desses produtos no combate à propagação do vírus. Ela explica que os vírus são frágeis, mas podem permanecer por longos períodos em rações não tratadas termicamente ou que sejam recontaminadas após o tratamento. A linha Sal CURB® da Kemin, por exemplo, com sua combinação sinérgica de ativos à base de formaldeído e/ou ácidos orgânicos, tem se mostrado eficaz na mitigação do vírus. Essa linha, com 25 anos de pesquisa e segurança comprovadas, recebeu uma patente nos Estados Unidos em 2020, atestando sua capacidade de mitigar vírus em rações e ingredientes.

gripe
foto: reprodução internet

Enfatizando a necessidade de agir preventivamente, a empresa destaca que a biossegurança adequada deve abranger todos os insumos. Os produtos, testados e confiáveis no controle de patógenos e vírus, se tornam essenciais em programas abrangentes de biossegurança de ração. Além de minimizar os riscos microbiológicos e virais, eles otimizam processos fabris, reduzindo a quebra de inventário, o consumo de energia e aumentando a qualidade e produtividade dos produtos peletizados.

Frente à situação de emergência e à necessidade de prevenção, soluções eficientes que visam à segurança e qualidade dos alimentos, contribuem para a proteção da saúde animal e humana. A adoção de medidas preventivas é crucial para enfrentar a crise atual e garantir um futuro mais seguro e saudável para a indústria avícola do Brasil.

Sobre a Kemin Industries
A Kemin Industries é uma fabricante global de ingredientes, que se empenha diariamente em transformar de maneira sustentável a qualidade de vida de 80% da população mundial com seus produtos e serviços. A empresa possui mais de 500 ingredientes patenteados para saúde e nutrição humana e animal, alimentos para animais de estimação, aquicultura, nutracêuticos, tecnologias alimentares, tecnologias agrícolas e indústrias têxteis.
Por mais de meio século, a Kemin se dedica ao uso da ciência aplicada para enfrentar os desafios do setor e oferecer soluções de produtos para clientes em mais de 120 países. A Kemin fornece ingredientes para alimentar uma população em crescimento, com seu compromisso com a qualidade, segurança e eficácia de alimentos, rações e produtos relacionados à saúde.

Fundada em 1961, a Kemin é uma empresa privada, de propriedade e operação familiar, com mais de 3.300 funcionários e operações globais em 90 países, incluindo instalações de fabricação na Bélgica, Brasil, China, Índia, Itália, Rússia, São Marino, Singapura, África do Sul, Turquia e Estados Unidos. Outras informações sobre a Kemin podem ser encontradas na sua página (www.kemin.com), ou nas redes sociais LinkedIn e Facebook

 

(Com Alfapress)

(Liliane Dias/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas