Foto: Reprodução/Internet

Tecnologia e inovação: Prêmio Agrishow reúne 11 startups em uma das maiores feiras agrícolas do mundo

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Reprodução/Internet
A tecnologia está cada vez mais de mãos dadas com o agronegócio. E não seria diferente na Agrishow, uma das maiores feiras agrícolas do mundo. A 2ª edição do Prêmio Agrishow de Startups selecionou onze agtechs finalistas para se apresentarem em um palco com telão na Arena de Tecnologia e Inovação da Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. A feira começou no dia 1º e vai até 5 de maio, em Ribeirão Preto/SP, das 9h às 18h.
Neste ano, foram 377 startups pré-inscritas, 85 pré-selecionadas, 28 semifinalistas e 11 finalistas, demonstrando a importância da premiação para o agronegócio brasileiro e para valorizar as AgTechs brasileiras.  As finalistas mostrarão suas soluções inovadoras, que poderão auxiliar os produtores rurais a ampliarem sua produtividade e aprimorarem sua produção.
As finalistas são: 
• Agrotoken é uma fintech agrícola, que transforma grãos em um bem digital, para guardar ou trocar por insumos, serviços e outros bens. Sempre endossado em grãos, os Agrotokens permitem transações comerciais e financeiras.
• Cromai oferece um sistema de diagnóstico automatizado e preciso utilizando a Inteligência Artificial. O software de visão computacional é capaz de fazer diagnósticos rápidos, precisos e precoces de pragas e doenças, deficiências nutricionais e maturação de frutos.
• Cyan Agroanalytics é uma ferramenta de sensoriamento climático, voltada na indução, quantificação e medição de impactos da chuva, utilizando dados georreferenciados, modelagens climáticas e hidrológicas e tecnologias limpas.
• Doroth é focada no monitoramento e quantificação de microrganismos de interesse agronômico usando técnicas de biologia molecular, realizando análises de amostras de solo, ar e dorna de fermentação.
• FinPec é uma fintech pecuária, com uma plataforma de soluções financeiras que transforma as necessidades do pecuarista em oportunidades para os investidores que buscam uma forma segura e rentável de investir dinheiro.
• Forest Watch é uma plataforma completa para monitoramento de florestas nativas e plantadas, garantindo rastreabilidade, auditabilidade e escalabilidade a projetos de reflorestamento, manejo, conservação e cultivos.
• Grão Direto é um marketplace de commodities, que conecta produtores rurais e compradores de grãos de forma mais eficiente, segura e moderna, através de uma plataforma digital.
• IRancho é um sistema web de gestão de pecuária, com o qual é possível digitalizar as operações da fazenda, centralizar o cadastro de contatos e máquinas, monitorar o histórico do rebanho, e ter um amplo controle sobre as etapas do ciclo produtivo.
• Krilltech é uma agtech criada a partir da parceria entre a Universidade de Brasília e a Embrapa. Suas tecnologias oferecem soluções disruptivas, baseadas na nanotecnologia verde para melhorar o rendimento e a qualidade nutricional das culturas tratadas.
• NetWord é uma startup de tecnologia de monitoramento digital de solos (com sensor proprietário) e lavouras (com imageamento RGB) para culturas de extensão (soja, milho, trigo, feijão, algodão, cana, arroz e pastagens).
• Zeus Agrotech é focada em coletar, processar e analisar os mais diversos dados e análises do clima e da água da propriedade rural em tempo real para a melhor tomada de decisão. Possui um dos maiores parques de estações climatológicos em áreas rurais da América Latina.
A primeira edição do Prêmio Agrishow de Startups foi realizada em 2022 e teve como vencedora a Tarvos, que disponibiliza soluções de controle de pragas, por meio armadilhas inteligentes, que utilizam um sistema de coleta de dados no campo com modelos bioestatísticos.
A Agrishow 2023 tem ainda o Agrishow Labs, uma arena de tecnologia para o campo, onde os visitantes poderão conhecer o que há de mais moderno e inovador para beneficiar suas culturas e suas pastagens, o “Agrishow Pra Elas”, com atividades de conteúdo e relacionamento dedicado às mulheres do agro, e a participação de mais de 800 marcas nacionais e internacionais que apresentarão diversos lançamentos para o setor. A expectativa é reunir mais de 190 mil visitantes.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias