Foto: reprodução internet

Mapa vai premiar startups com soluções inovadoras para o setor florestal

Emanuely
Emanuely
Foto: reprodução internet

#sou agro| O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Embrapa Florestas, e o Grupo Malinovski realizam chamada de startups para compor o portfólio Forest Startup Conecta. O objetivo é promover startups que apresentem soluções inovadoras (produtos e processos) para monocultivos e sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), de forma a tornar as cadeias produtivas mais eficientes.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 30 de junho de 2023. Podem participar startups que estejam abertas no Brasil, com tecnologias enquadradas em qualquer nível de maturidade, cujas soluções atendam aos critérios de viabilidade técnica, diferencial da tecnologia, potencial de impacto técnico e econômico, fase de desenvolvimento, expectativa de prazos e visão de futuro.

A premiação acontecerá no dia 08 de agosto de 2023, durante a 5ª edição da Expoforest na Semana Florestal Brasileira. Serão selecionadas três tecnologias na categoria geral e outras três na categoria estudantes. A Rede Mulher Florestal premiará com o troféu “Destaque Startup Mulher Florestal” a iniciativa que tenha uma mulher como responsável pela solução inovadora.

As Tecnologias selecionadas irão compor o Portfólio “Forest Startup Conecta – Tecnologias com elevado potencial de contribuições para o setor florestal”. Elas também receberão troféus de reconhecimento, certificado de finalista e terão destaque nos eventos técnicos, na Expoforest e em diversas mídias dos organizadores.

Para efetivar a inscrição basta seguir os três passos disponíveis em: https://expoforest.com.br/forest-startup-conecta/#

Sobre a ExpoForest

O Brasil é referência mundial quando o assunto é floresta plantada. Temos condições edafoclimáticas excepcionais, ciência genética avançada e tratos culturais em evolução constante. Segundo o relatório da Ibá 2022, o País possui quase 10 milhões de hectares com florestas plantadas de eucalipto e pinus, as mais produtivas do mundo, que abastecem as indústrias de celulose e papel, de painéis reconstituídos, de siderurgia e de produtos de madeira processada mecanicamente.

Nos últimos anos, o Brasil atraiu investimentos internacionais para o setor, abrindo novas fronteiras florestais e ganhando em escala com o aprimoramento de técnicas, usos de novas tecnologias e investimentos em pesquisas.

A Expoforest – Feira Florestal Brasileira, nasceu dentro deste contexto ainda em 2008, quando foi realizada pela primeira vez, de forma exclusivamente estática, em Curitiba (PR). Em 2011, ela alcançou outra proporção tornando-se a única feira florestal dinâmica da América Latina que apresenta tecnologias voltadas à produção de madeira proveniente de florestas plantadas. Com o passar das edições e com o crescimento da feira, ela se tornou, em 2014, a maior feira florestal das Américas.

Em 2011 e 2014 as edições da Expoforest foram realizadas no município de Mogi Guaçu (SP), em áreas de plantio clonal de eucalipto, pertencentes à International Paper (atual Sylvamo). Superando todas as expectativas, colocaram o Brasil em uma posição de destaque mundial. Em 2018, a feira aconteceu em Santa Rita do Passa Quatro, Região de Ribeirão Preto (SP), também em área da parceira Sylvamo e reuniu 30.654 visitantes, com 240 expositores.

Esta inovação em eventos florestais da América Latina garantiu aos visitantes a possibilidade de ver máquinas e equipamentos em operação. Uma experiência única, que proporciona ao visitante a verdadeira sensação extrema da realidade das florestas plantadas no Brasil.

(Com MAPA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas