Empresas que produzem nitrogênio e potássio são alvos de fiscalização do Mapa

Emanuely
Emanuely

Uma equipe de auditores fiscais federais agropecuários da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma força-tarefa nos estados de Alagoas e Sergipe. A ação ocorreu no período de 15 a 26 de maio. Em Sergipe, a Operação aconteceu nas duas plantas produtoras de nitrogênio e potássio em atividade no Brasil. O objetivo da auditoria foi verificar as instalações, o processo produtivo e o controle de qualidade dos produtos gerados.

A mina de potássio encontra-se no município de Rosário do Catete. No local, o cloreto de potássio é extraído a partir do minério da silvinita em galerias que atingem até 700 metros  de profundidade e produção diária de cerca de 1.200 toneladas de cloreto de potássio.

Já no município de Laranjeiras, encontra-se a planta produtora de ureia, que é o fertilizante mais utilizado na agricultura mundial como fonte de nitrogênio. A capacidade produtiva da planta é de cerca de 1.800 toneladas por dia.

Na segunda semana da força-tarefa, a equipe de auditores esteve em Alagoas fiscalizando as empresas misturadoras de fertilizantes da região e estabelecimentos comerciais. Ao todo foram emitidos 16 autos de infração e cinco termos de intimação. Na ocasião, três empresas tiveram suas atividades suspensas temporariamente, como medida cautelar, por operar instalações com defeitos que comprometem a qualidade e integridade dos produtos ou por não executar o controle de qualidade dos produtos.

Participaram da ação 11 servidores de diversas unidades da Federação, com a organização e recursos do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas e o apoio logístico das Superintendências dos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe.

(Com MAPA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas