foto: divulgação

Empresários paranaenses participam de maior feira de alimentos do Canadá

Emanuely
Emanuely
foto: divulgação

#sou agro| O Paraná participa de 4 a 13 de maio de uma feira no Canadá para abrir mercado internacional para as empresas do Estado. Organizada pela Invest Paraná, a agência de negócios do Governo, vinculada à Secretaria estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), com apoio da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), a comitiva será formada de empresas do setor alimentício.

Os empresários paranaenses vão participar em Toronto da Sial Food Canada, maior feira de alimentos e bebidas da América do Norte, que terá mais de mil expositores de 50 países. A expectativa é que passem pela feira 20 mil compradores. Os representantes das empresas paranaenses também terão rodadas de negócios já agendadas com potenciais compradores canadenses.

Será a segunda missão organizada pela Invest Paraná nesse ano. Em março, a comitiva paranaense voltou do Japão e Coreia do Sul com o anúncio de investimento de R$ 1 bilhão da multinacional Sumitomo Rubber na fábrica de pneus da Dunlop em Fazenda Rio Grande, na Região de Curitiba, além da assinatura de um memorando de entendimento para instalação de uma planta da empresa sul-coreana de suplementos alimentares Phycoil Bitechnology no município de Ivaiporã, no Norte do Estado. A missão ao leste asiático também abriu a negociação para venda de carne suína e bovina aos dois países.

“Nossas missões comerciais têm sido muito efetivas na conquista de novos mercados para as empresas do Paraná. Por isso vamos para essa nova missão com o objetivo de colocar os produtos paranaenses na prateleira dos canadenses a partir de todo o trabalho de prospecção de negócios feito previamente pela equipe da Invest Paraná”, afirma o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.

A missão vai apresentar ao mercado canadense produtos de 11 empresas paranaenses. Três delas vão para negociações diretas: a fabricante de suco pronto para consumo Prat’s, de Paranavaí, que vai negociar com o varejo local; a cooperativa Coacipar, também de Paranavaí, que vai negociar a venda de suco concentrado e suco pasteurizado para indústrias de bebidas e envasadores; além da fabricante de maquinário para envase de alimentos Profills, de Curitiba.

Essas três empresas já vão chegar ao Canadá com no mínimo quatro reuniões com potenciais compradores agendadas pela Invest Paraná e pela CBCC. Além disso, viajando em comitiva, o custo dos estandes ficou pela metade do preço graças às negociações feitas pela agência paranaense e pela câmara.

“A vantagem do nosso trabalho conjunto com a CCBC na missão é a objetividade. Os empresários já vão viajar com pelo menos quatro agendas pré-definidas com potenciais compradores”, enfatiza o diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Rogério José Chaves.

A participação na Sial Food Canada também é interessante para as empresas paranaenses não só pela conquista do mercado canadense, mas também como porta de entrada no mercado americano. “O renome da Sial Food facilita a prospecção de negócios por ser uma vitrine também para o mercado dos Estados Unidos pela proximidade”, diz Chaves.

O diretor de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Paulo de Castro Reis, afirma que as negociações iniciadas na missão terão ainda mais força de continuidade com a abertura de um escritório da instituição em Curitiba e de uma representação comercial da Invest Paraná no Canadá. “Os produtos paranaenses geram grande interesse e têm potencial no mercado canadense. Principalmente os que apresentam diferenciais de qualidade, origem e certificação, que proporcionam mais confiança aos parceiros canadenses”, avalia.

(Com AEN)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas