Programa paranaense de melhoria de distribuição de energia no campo avança no primeiro trimestre
O Paraná Trifásico, programa paranaense de melhoria de distribuição de energia no campo, avançou no primeiro trimestre deste ano.
Nas áreas rurais, foi uma média de 12 quilômetros diários, em todas as regiões do Estado. Foram 1.163 quilômetros concluídos até o momento, em 2023, tornando mais robusta a espinha dorsal da distribuição de energia. As novas redes substituem a antiga fiação rural monofásica, modernizando a infraestrutura elétrica no campo e garantindo acesso mais barato à eletricidade.
- Portos do Paraná têm aumento de 17,2% na movimentação de mercadorias em março
- Embrapa participa de três eventos sobre aquicultura em abril
Além disso, o investimento adiciona tecnologia de automação ao fornecimento de energia à área rural, reduzindo os desligamentos acidentais. Desde o início do programa 315 municípios foram beneficiados com redes trifásicas de energia.
Outros avanços
O primeiro trimestre de 2023 foi de avanços em programas da Copel que estão levando mais tecnologia ao campo e às cidades paranaenses. Na Região Metropolitana de Curitiba, os medidores convencionais começaram a ser trocados pelo modelo digital da Rede Elétrica Inteligente, que se comunica diretamente com a distribuidora de energia e irá agilizar o atendimento aos casos de falta de luz, além de dar informações em tempo real aos clientes sobre seu consumo.
A instalação já chegou a 31 mil domicílios, só neste ano, sem custos para o consumidor. O trabalho está perto de ser concluído em Contenda, e segue em andamento no município de Araucária. Ainda em abril, Fazenda Rio Grande também começa a receber a instalação, a um ritmo superior a 200 domicílios por dia. O próximo município que vai receber a nova tecnologia será a Lapa.
Os medidores inteligentes representam o futuro do setor de energia elétrica, pois são peças-chave para a transformação dos centros urbanos em smart cities, ou cidades inteligentes. Iniciado em 2021, o programa já está em 73 municípios das regiões Sudoeste e Centro-Sul do Paraná, e agora avança para mais 28 cidades da Região Metropolitana, Campos Gerais e Ilha do Mel.
Com AEN