Foto: DER/PR

Rodovia importante para escoamento da safra em Toledo será duplicada

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: DER/PR

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística, publicou edital de duplicação de trecho da PR-317 em Toledo, região Oeste, denominada Avenida Egídio Gerônimo Munareto, do entroncamento com a BR-163 até o trevo com a Rua 1º de Maio, em uma extensão de 3,29 quilômetros.

O orçamento estimado é de R$ 58.674.968,53, com abertura de envelopes de preços marcada para as 14h do dia 31 de maio, na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), em Curitiba.

Toledo, com seus quase 150 mil habitantes, é um dos grandes polos produtivos da região Oeste, investindo tanto no agro quanto na indústria. A duplicação vai encerrar com um grave gargalo logístico, que atrapalha empresas e o deslocamento dos moradores.

A obra prevê alargamento da pista existente em Toledo para os dois lados e implantação de vias marginais em ambos sentidos. As faixas da via duplicada terão 3,60 m de largura, com faixa de segurança interna de 1 m junto à barreira de concreto New Jersey, separando os sentidos, e acostamento externo de 2,50 metros. As marginais terão pista única com 5 metros de largura, faixa de segurança no sentido do tráfego de 1m, e passeios para pedestres de 1,50 metro em ambos lados externos. A marginal direita também receberá ciclovia bidirecional de 2,50 metros de largura. O pavimento existente passará por fresagem e recomposição da capa asfáltica ou receberá nova pavimentação.

Segundo o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, este trecho da PR-317 é utilizado como acesso para várias indústrias, comércios e condomínios, concentrando tráfego de longa distância e tráfego local. “Com a duplicação vamos disciplinar o deslocamento de veículos, sendo o movimento local destinado às vias marginais e o transporte de carga realizado prioritariamente pela rodovia, reduzindo os congestionamentos e acidentes”, explica.

Para a drenagem de água das chuvas estão previstas sarjetas de concreto, valetas de proteção de aterro e corte, meios-fios com sarjeta ao longo dos passeios, e bocas de lobo conectadas a uma rede coletora. O trecho conta atualmente com um bueiro simples tubular de concreto, que será substituído e passará a receber as águas da nova rede.

Também está prevista nova sinalização horizontal e vertical em todo o trecho, de acordo com as novas pistas duplicadas e vias marginais, e serviços complementares, como plantio de grama, remoção de interferências, implantação de rampas de travessia para pedestres, entre outros. O prazo de execução da obra, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, será de 360 dias.

Com AEN

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas