foto: internet

Embrapa participa de três eventos sobre aquicultura em abril

Emanuely
Emanuely
foto: internet

#sou agro| A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) marcará presença em três eventos técnicos em abril, um no Paraná e dois em Santa Catarina. Em Toledo, Oeste paranaense, acontece de 11 a 13 de abril o Inovameat, voltado às cadeias produtoras de proteína animal.

Entre 10 e 14 de abril, em Florianópolis, capital catarinense, é a vez da décima edição do Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática, o Aquaciência. E de 17 a 20 de abril, acontece, também na capital catarinense, reunião técnica do projeto Aquavitae.

No Inovameat, há uma parte da programação mais cuidada à apresentação e à discussão de ameaças. Diferentes instituições, e a Embrapa é uma delas, têm seus respectivos momentos na Arena Sebrae. No dia 12, das 10h às 12h, é o momento do Embrapa Conecta, quando serão apresentados diferentes resultados e possibilidades de parcerias.

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura Roberto Flores vai abrir essa programação com uma apresentação institucional de toda a empresa. Na sequência, a chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pesca e Aquicultura Lícia Lundsted abordará o BRS Aqua, principal projeto da empresa em aquicultura e que vem gerando resultados para a cadeia produtiva.

A pesquisadora Élen Naléria, da Embrapa Pecuária Sul (Bagé-RS), vai falar sobre produtos cárneos ovinos. Logo depois, a pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE) Ana Iraidy Brígida vai tratar de agregação de valor a resíduos e coprodutos do pescado. Mesmo tema a ser compreendido por Angela Furtado, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ).

Após as apresentações técnicas com resultados, haverá bate papo, moderado por Roberto. Esse é o principal momento da construção de novas parcerias e do fortalecimento das já existentes. Hora de ver como diferentes empresas e instituições, privadas ou públicas, podem se unir para fortalecer o desenvolvimento da aquicultura brasileira.

Além do Embrapa Conecta, a Embrapa Pesca e Aquicultura apresentará no Inovameat com duas outras participações. O pesquisador Giovanni Moro é o instrutor do minicurso “Piscicultura: manejo e qualidade de água” – no dia 12, das 10 às 12h. No dia seguinte, das 13h30 às 14h30, o pesquisador Eduardo Varela fará palestra sobre “Edição genômica em tilápia”.

O Inovameat é uma realização conjunta do Sindicato Rural de Toledo e da Associação Comercial e Empresarial da cidade. O público esperado é formado por produtores rurais, indústria de processamento, distribuidores, instituições de pesquisa, lideranças do setor de proteína animal, entre outros. A proposta é discutir os vários elos da cadeia produtiva, buscando sempre focar nas principais inovações de cada um.

Aquaciência : A cada dois anos, a Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquabio) promove um congresso nacional. Neste ano, será em Florianópolis de 10 a 14 de abril. É a décima edição do congresso, considerado o principal evento científico do país nas duas áreas.

A Embrapa Pesca e Aquicultura apresentará diversas maneiras. A pesquisadora Adriana Lima faz palestra na tarde de terça-feira, 11 de abril, durante sessão técnica sobre reprodução e larvicultura de organismos aquáticos. Ela vai focar nos avanços na reprodução e na larvicultura do pirarucu.

Na manhã de quarta-feira, 12 de abril, a chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura Danielle de Bem Luiz aborda, também em palestra, a gestão estratégica de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Embrapa.

Outra palestrante é Fernanda O’Sullivan, pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) que desenvolve seus trabalhos na Embrapa Pesca e Aquicultura. Ela vai falar sobre edição genômica em peixes de aquicultura: o exemplo do salmão, dentro da sessão técnica com o tema biotecnologia e genética, marcada para a tarde de quarta-feira.

Além das palestras, a participação da Embrapa Pesca e Aquicultura no Aquaciência mediará sessões técnicas e participará de apresentações por meio de pôster ou orais, como autores e mediadores. Também estarão no evento os investigadores Luiz Eduardo Lima de Freitas, Luciana Ganeco, Andrea Muñoz e Lucas Torati e a analista de Pesquisa Marta Ummus.

Aquavitae : E entre os dias 17 e 20, a Embrapa Pesca e Aquicultura vai participar da reunião anual do projeto Aquavitae, que vem trabalhando com novas espécies, processos e produtos nas cadeias produtivas de valor da aquicultura em países ao redor do Oceano Atlântico.

A reunião será em Florianópolis e, na programação, estão discussões técnicas entre os chamados workpackages (estruturas em que o projeto está organizado), lançamento de curso on-line que tem contribuição da Embrapa em módulo sobre produção sustentável de peixes amazônicos, lançamento do Jogo Aquavitae, que aborda questões gerais a respeito de espécies de nível trófico baixo, e assuntos administrativos.

(Com EMBRAPA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas