Inovações na fruticultura no Show Rural Coopavel 2025

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: IDR-PR

Abordar a fruticultura do ponto de vista técnico e apresentar inovações para o produtor é o objetivo da Vitrine de Fruticultura, preparada pelos profissionais do IDR-Paraná para a edição deste ano do Show Rural Coopavel, entre 10 e 14 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste do Estado. O espaço evidencia os avanços na fruticultura e sua relevância no fortalecimento da agricultura familiar.

A Vitrine apresenta uma ampla variedade de espécies frutíferas, entre elas a acerola, a amora-preta, a banana, os citros, o figo, a goiaba, o mamão, o maracujá, a pitaya e a uva. O público poderá conhecer técnicas modernas de manejo e práticas sustentáveis. A Vitrine foi concebida por uma equipe de profissionais, fruto da integração entre especialistas em extensão e pesquisa do IDR-Paraná que estarão à disposição dos visitantes para compartilhar orientações e esclarecer dúvidas sobre o cultivo de frutas.

Etanol atinge maior oferta da história em 2024

Arroz: Preços mantém estabilidade

Entre os temas abordados, destacam-se a calagem e a adubação do solo, o plantio, a escolha de cultivares, o manejo e os tratos culturais, o manejo fitossanitário, as podas (de formação, manutenção e produção). Além disso, os profissionais ainda vão prestar orientações a respeito da colheita e pós-colheita. A abordagem prática e detalhada tem a intenção de dar aos produtores conhecimentos indispensáveis para aumentar a produtividade e a rentabilidade da fruticultura nas propriedades rurais.

A Vitrine também reforça o papel essencial da fruticultura na agricultura familiar, não apenas como uma atividade econômica, mas também como uma atividade fundamental para o de desenvolvimento social e ambiental. De acordo com os especialistas, a produção de frutas, ao empregar mão de obra familiar, contribui para a fixação das famílias no campo, a geração de renda e a oferta de alimentos saudáveis e de qualidade.

Os profissionais do IDR-Paraná enfatizam ainda a importância da atividade como promotora de práticas sustentáveis, valorizando a preservação dos recursos naturais, a biodiversidade e o equilíbrio ambiental por meio de técnicas agroecológicas e de manejo integrado.

Um dos destaques do espaço é a área dedicada aos métodos de propagação em frutíferas, com explicações detalhadas a respeito da propagação por semente, estaquia, enxertia e suas variações. Também será mostrada a utilização de estruturas especializadas, nas mais diferentes espécies.

Em uma parceria estratégica com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), a Vitrine contará com a presença de especialistas para abordar temas de interesse do fruticultor, como o controle e a qualidade na produção de mudas, uma ação essencial para a prevenção de doenças que impactam a citricultura paranaense, como o greening e o cancro cítrico.

Outro tema a ser abordado será a tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários, com ênfase na prevenção da deriva, visando assegurar eficiência no manejo e reduzir impactos ambientais. Essa parceria visa capacitar o produtor a adotar práticas modernas e seguras, garantindo a sustentabilidade e a sanidade da fruticultura no estado.

A Vitrine de Fruticultura do IDR-Paraná representa um espaço de troca de experiências, aprendizado e inovação, reafirmando o compromisso da instituição em contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura no Paraná.

(Com AEN/PR)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas