Foto: Sou Agro

Inovameat concentra toda cadeia de proteína animal em um só lugar

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| Entrar no Centro de Eventos de Toledo nesta semana é como entrar em uma imersão no mundo da proteína animal. É que neste espaço acontece a segunda edição do Inovameat, mas ninguém acredita que este evento existe só há dois anos, afinal as conquistas são tantas que mais parece que ele é realizado há décadas.

Em um pavilhão cheio de novidades é que toda cadeia produtiva encontra o que busca sobre proteína animal. Com temas voltados a suínos, aves, pecuária leiteira e peixes, o foco vai desde a concepção genética até os desafios dos criadores para que o produto chegue a mesa do consumidor.

 

“O Inovameat é isso, é daquele que sabe produzir, que tem o correto manejo, mas está disposto, junto com seus pares técnicos, cientistas e pesquisadores, a construir a inovação dentro da perspectiva tecnológica. Por isso, celebramos a vinda de todos aqui e convidamos a todos a sempre estarem atentos ao Inovameat Toledo.”, disse Beto Lunitti, prefeito de Toledo.

 

Inovameat

Toledo promove o Inovameat com muito orgulho, afinal a cidade já conquistou oito vezes o topo do ranking do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VPB) se tornando a Capital Paranaense do Agronegócio com crescimento médio de 30% ao ano. Município que é o maior produtor de suínos do Brasil, agora tem também os holofotes no Inovameat que conseguiu unir toda cadeia de proteína animal em um só lugar.

“Com pesquisa, entendendo o modelo de negócio muitas vezes que a gente tem na pecuária, na produção agrícola e que a gente conseguiu congregar tudo num evento onde a gente discute basicamente a base da economia de Toledo e de toda a nossa região. A região Oeste é muito importante nessa produção. A gente produz 80% do peixe, 70% do frango, 60% do suíno e é a bacia leiteira do Paraná. E é isso, a gente traz isso”, Diego Bonaldo, Secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico na Prefeitura Municipal de Toledo.

 

Inovameat

A realização do Inovameat acontece por meio de uma verdadeira união de quem acredita no agro e enxerga a proteína animal já com os olhos no futuro.

“A gente já vem conversando há um bom tempo. Que tipo de evento a gente poderia trazer aqui para nossa cidade? Conversando com o pessoal do sindicato, conversando com o pessoal da prefeitura, envolvendo mais gente para conversar, para entender qual era o melhor evento, a gente chegou no Inovameat. Esse evento apenas o segundo ano e já é um evento grandioso” detalha Anaide Holzbach de Araújo, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT).

“O município de Toledo ele precisava de algo diferente. Nós somos o maior produtor de alimento do Paraná, então nós queríamos trazer as melhores tecnologias. Ou seja, queremos trazer as pessoas mais tecnificadas possíveis, não só do Brasil e do mundo, para nos trazer a informação para a gente cada vez mais melhorar a nossa atividade”, conta o vice-presidente do Sindicato Rural de Toledo, Edenilson Copini.

Para quem está à frente de tudo que se refere ao agronegócio no Paraná, saber que a proteína animal tem um lugar importante no Oeste, demonstra que o setor produtivo paranaense está com o foco em todos os setores do agro.

“O Inovameat, a segunda edição é um evento que ganha relevância, porque naquilo que é a agricultura tem muito evento todos os anos e a gente se ressentia de um evento dessa natureza. Traz as cadeias para o mesmo ambiente, busca entendimento, verifica as fragilidades, verifica o que está acontecendo de inovação, como é que leva para a produção no campo, como é que leva para a produção na indústria, como é que torna mais eficiente a logística, como é que chega no mundo uma proteína de forma cada vez mais competitiva. Então acho que o sentido é esse. Toledo sacou isso, organizou isso junto com seus parceiros aqui e acredito que fará um bem danado a médio prazo para todo o setor de proteína animal”, detalha Norberto Ortigara, secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná.

Com o olhar de Brasil, o Inovameat vai além, a confirmação de uma unidade da Embrapa em Toledo vem de encontro com o potencial produtivo de proteína animal no Oeste do Paraná.

“A tecnologia está disponível para todo mundo que tem recurso. O que nós precisamos é qualificar as nossas pessoas, essas pessoas elas não são comercializáveis. Então eu vejo todo o evento com esse propósito de compartilhar e trazer tecnologias e também receber dessa plateia tão importante que está todo dia engajada no processo de produção de proteína animal. Também receber as necessidades e as demandas que eles têm para que a gente consiga juntamente desenvolver as soluções que são necessárias para o setor. Então, vejo com bons olhos, faço votos que o evento tenha vida longa e que ano após ano se supere em tudo, em público, em conteúdo, para que a gente tenha um Inovameat cada vez melhor”, conta o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Luis Krabbe.

 

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas