Cabeças de gado de origem argentina são apreendidas pela polícia
Cabeças de gado com origem da Argentina foram apreendidas pela polícia. Foi nesta quinta-feira (13) em Santo Antônio do Sudoeste, no Paraná.
Policiais do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira) abordaram o motorista do caminhão saindo de um local clandestino na fronteira entre Brasil e Argentina.
- Vaca corre atrás de cachorro após vê-lo se refrescando em seu cocho
- Com ampliação de programas, Paraná é destaque em sustentabilidade
Dentro do veículo, estavam 22 animais argentinos, sem a devida documentação. O codnutor foi identificado e liberado.
O caminhão com os animais foi entregue na Receita Federal.
Preocupação
Diversos casos vêm sendo registrados, ao longo do tempo, de contrabando de gado. E já mostramos aqui que o crime coloca em risco áreas livres de febre aftosa. A ameaça pode ocorrer por contra da entrada de animais não vacinados no país, que tenham a doença. O Paraná, por exemplo, é um estado livre de febre aftosa sem vacinação.
O status foi conquistado em 2021, com reconhecimento do Ministério da Agricultura.
A imunização contra a aftosa no Estado foi interrompida em 2019 e a campanha de vacinação, que acontecia duas vezes por ano, foi substituída pela campanha de atualização de rebanhos. O cadastro é obrigatório para garantir a rastreabilidade e a sanidade dos animais.
Nos últimos anos também foi realizado um extenso inquérito epidemiológico, com coletas de amostras do sangue de quase 10 mil animais em 330 propriedades rurais, provando que o vírus já não circula no Paraná.