Santa Catarina suspende eventos com aves
Depois do Paraná e do Rio Grande do Sul, agora Santa Catarina suspendeu eventos com aves. As medidas foram adotadas pela Secretaria de Agricultura e o Instituto de Meio Ambiente do estado. Uma portaria conjunta foi publicada sobre o assunto.
Estão suspensos todos os torneios de canto e exposições de pássaros, assim como participação de aves em exposições agropecuárias.
A medida é uma prevenção contra a disseminação da gripe aviária e se aplica a todo território de Santa Catarina pelos próximos 90 dias. O período começou a ser contado no dia 27 de fevereiro.
- Faturamento com exportações do agro atinge US$ 160 bilhões em 2022
- O que era a nuvem gigante que foi vista no céu do PR, no fim de semana?
“Santa Catarina é um estado de excelência em sanidade animal e nesse momento todos os nossos esforços estão concentrados em evitar a entrada da influenza aviária”, diz o secretário da Agricultura, Valdir Colatto.
Ao falar sobre o assunto, Colatto reforçou a importância do segmento para a economia catarinense. E da importância de se agir de forma prévia contra a doença.
“A avicultura tem um papel fundamental para a economia catarinense, representa o maior faturamento nas exportações e envolve milhares de famílias no campo”, diz o secretário. “Por isso a atenção de todos é fundamental. Nesse momento, decidimos suspender os encontros que envolvem aves para evitar a contaminação e proteger nossos plantéis”, ressalta Colatto.
Santa Catarina é o segundo maior produtor e exportador de carne de aves do Brasil e, em 2022, abateu mais de 835 milhões de frangos.
A principal região do país produtora e exportadora de carne de frango é a região Sul e por isso os cuidados são maiores.
Com agências