Foto: SEAB

Paranavaí recebe núcleo de genética suína com 70 mil metros quadrados de área construída

Emanuely
Emanuely
Foto: SEAB

#sou agro| Com um investimento de R$ 332 milhões, o novo Núcleo Genético em Paranavaí chamado “Granja Gênesis, é o maior da América Latina. São 70 mil metros quadrados de área construída, capacidade para alojar 3,6 mil fêmeas de elite e uma produção estimada em até 110 mil animais por ano.

O empreendimento é mais uma etapa do projeto de expansão e permitirá intensificar a atuação da Agroceres PIC em mercados internacionais. A empresa está habilitada para exportar reprodutores e matrizes para seis países da América do Sul: Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Colômbia.

Países como Estados Unidos, Canadá, México e a China também têm interesse no material genético produzido pela empresa. O núcleo representa um novo paradigma no trabalho de melhoramento genético no país e um vetor de transformação e modernização da suinocultura brasileira”, destacou o diretor superintendente da empresa, Alexandre Furtado da Rosa.

O diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, falou sobre a importância dos cuidados com a biosseguridade. “O status sanitário do Paraná é um estímulo para novos empreendimentos, aliando saúde animal, segurança alimentar e geração de empregos”, completou.

A instalação da Agroceres PIC é apenas um dos exemplos de empreendimentos recentes na área de proteínas animais no Paraná, resultado do esforço em garantir reconhecimento do bom trabalho de sanidade agropecuária.

Em 2021, a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) concedeu ao Paraná o status de área livre de febre aftosa sem vacinação, uma credencial para abrir mercados para as proteínas animais produzidas no Estado, com a possibilidade de comercialização a países que pagam melhor pelo produto.

O Paraná também foi classificado como zona livre da peste suína clássica independente, fora de um grupo atualmente formado por 11 estados, conquistas importantes para aumentar o potencial paranaense na agropecuária.

(Com AEN)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas