Foto: Uniguaçu

Doenças renais em pets podem ser evitadas

Emanuely
Emanuely
Foto: Uniguaçu

#sou agro| O mês de março começou com tudo e junto com ele uma campanha muito importante: chegou o momento de conscientizar os donos de pets em relação à prevenção e tratamento de animais com doenças renais crônicas.

Depois que o pet é diagnosticado com doença renal o tratamento e o controle é realizado pelo resto da vida do animal.

Por essa razão, é de suma importância que todos os tutores estejam cientes do assunto. E para falar sobre essa campanha convidamos a médica veterinária e professora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade UNIGUAÇU, que é especialista em patologia clínica e mestre em zoologia, Bruna T. Vieira.

Qual a importância de levar o pet fazer check up/exames complementares?

“Devemos pensar como prevenção. Quanto mais cedo descobrirmos algum problema, mais provável é o sucesso do tratamento. Nem todo problema pode ter cura (como nos casos de hipertensão), mas sempre iremos priorizar a qualidade de vida, por meio de tratamento e acompanhamento do paciente”.

Como prevenir as doenças renais? 

“Doenças renais são doenças silenciosas. São utilizados dois principais marcadores da saúde renal em exames de rotina, a creatinina e a ureia: os dois são produzidos pelo corpo no metabolismo normal, e devem ser excretados pelo rim. Quando não há essa excreção, o rim está insuficiente, temos o acúmulo dessas substâncias no sangue. O problema é que, a creatinina e a ureia só começam a aumentar no sangue depois de aproximadamente 75% da função renal já ter sido perdida – ou seja, difícil a reversão do caso. A prevenção ainda é a melhor aliada quando falamos de doenças nos animais, e não é diferente em doenças renais, especialmente quando falamos de gatos e algumas raças de cachorros que são predispostas, como Schnauzer, lhasa-apso, bull terrier e poodle.

Os exames que devem ser realizados são os exames de sangue, incluindo o hemograma completo, a dosagem de creatinina e ureia, e o que mais o clínico veterinário julgar necessário, mas também realizar exames de imagem, como a ultrassonografia, e sempre que possível incluir o  exame de urina. Além disso, os tutores devem sempre estimular seu pet a tomar água. Gatos são mais desafiadores nesses momentos, então o uso de fontes e alimentação úmida podem ajudar”.

Quais são os sinais que os animais expressam, quando estão com problemas renais?

“Os animais podem apresentar aumento no consumo de água, aumento na quantidade de urina, ou na frequência dos xixis. Pode apresentar apatia, ficar mais ‘tristinho’, não querer se alimentar direito, e mau-hálito. 

Mas os sinais não são específicos para a doença renal. Vários outros problemas podem causar os mesmos sinais, e conseguimos diferenciar por meio da avaliação do paciente e dos exames complementares”.

Atendimentos no Hospital Veterinário UNIGUAÇU Escola

Agende o check up do seu pet no HVU pelo número: (45) 3565-3037. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, e aos sábados das 8h às 12h. Vale ressaltar que o Hospital fica no próprio Campus da faculdade, na cidade de São Miguel do Iguaçu. 

“No HVU nós temos veterinários especializados em exames de imagem e exames laboratoriais, bem como na clínica médica. Traga seu pet para fazer um check-up conosco e tenha toda a orientação necessária”, finalizou a médica veterinária. 

Uniguaçu

(Com Faculdade UNIGUAÇU)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias