Foto: Faep

Integrantes da Comissão Estadual de Mulheres da Faep participam de encontro com deputadas em Brasília

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Faep

Três integrantes da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF) participaram da segunda reunião da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, nos dias 20 e 21 de março, em Brasília, com cerca de 50 integrantes, vindas de diversos municípios do Brasil.

A coordenadora da CEMF, Lisiane Rocha Czech, e as coordenadoras estaduais Simone Carvalho de Paula e Maria Beatriz Orso acompanharam a capacitação promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para fortalecer a formação de líderes.

“As mulheres estão se organizando e buscando oportunidades para se tornarem protagonistas. Conhecer tantas mulheres envolvidas em um mesmo propósito fortalece a nossa representatividade no sistema sindical”, destacou Lisiane. “A união do grupo fortalece a mulher em todos os Estados, dentro e fora da porteira, além de ser uma oportunidade de troca de conhecimento nas áreas política e empreendedora”, ressaltou Simone, que também ocupa o cargo de segunda vice-presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro.

A programação da reunião contou com oficinas para discutir a realidade das mulheres do setor agropecuário, estratégias para aumentar a participação feminina nos sindicatos rurais e a construção da agenda da comissão nacional. No Paraná, desde a criação em 2021, a CEMF já formou 50 comissões locais, que somam mais de 1,7 mil mulheres engajadas no sistema sindical.

Política

Atualmente, 18% dos parlamentares no Congresso Nacional são representados por mulheres, sendo que diversas deputadas e senadoras estão à frente de comissões. Parte das parlamentares da bancada feminina do Congresso Nacional esteve na sede da CNA, inclusive a senadora Tereza Cristina (PP-MS), que comandou o Ministério da Agricultura e Pecuária na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, o trio de mulheres do Paraná entregou um documento elaborado pela FAEP com a demandas do Paraná para algumas parlamentares.

Âmbito Nacional

Inspirada na Comissão Estadual de Mulheres da FAEP, a Comissão Nacional das Mulheres do Agro foi lançada em agosto de 2022, com os trabalhos iniciados em fevereiro deste ano. A Comissão já conta com 54 representantes e possui três eixos de atuação: programa de fortalecimento das lideranças, criação de comissões estaduais de mulheres e representação política do Sistema CNA/Senar.

Com FAEP

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas