Foto: CNA

Estratégias contra gripe aviária permanecem em debate no Paraná

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: CNA

#souagro| As estratégias que estão sendo adotadas para que a gripe aviária não contamine os plantéis no Estado são o tema da palestra que será ministrada pelo gerente de Saúde Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Rafael Gonçalves Dias, no seminário online que o Sistema Ocepar promove, dia 30 de março, por meio da plataforma Microsoft Teams, das 14h às 16h.

“A gente está vivenciando uma das maiores crises sanitárias da cadeia avícola no mundo. A gripe aviária de alta patogenicidade tem afetado diversos países, em diferentes continentes, e, mais recentemente, chegou à América do Sul, com a ocorrência da doença em países muito próximos, como Uruguai e Argentina. O Brasil ainda não tem relatos da doença. Nós nunca tivemos registro da gripe aviária por aqui, mas esses casos na América do Sul têm deixado a cadeia em estado de alerta. A ideia do webinar é tratar de medidas preventivas para evitar que a doença entre na nossa avicultura, principalmente na avicultura industrial, que é o que nos interessa e que afeta os mercados principalmente”, afirmou Dias ao jornalista Alexandre Salvador em entrevista concedida para a rádio Paraná Cooperativo.

 

Programação

O evento será aberto pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. A programação contempla ainda a participação do pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Luizinho Caron, que irá tratar do tema “Influenza aviária e os cuidados na propriedade avícola.” Os participantes também terão espaço para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto. O webinar é destinado a gestores, técnicos e produtores das cooperativas do Paraná que atuam em atividades de avicultura industrial.

Preocupação 

De acordo com os organizadores, a ideia é orientar os profissionais do setor sobre uma doença altamente contagiosa que pode causar grandes prejuízos para o país e para o Paraná, especialmente porque o Brasil lidera a exportação mundial de carne de frango e responde por 35% desse mercado. E, no país, o Paraná é o maior produtor nacional, com 2,04 bilhões de cabeças de frango abatidas em 2022, o que representa 33,5% de participação na produção nacional do segmento, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgados recentemente. Nesse contexto, as cooperativas agropecuárias paranaenses respondem por 40% da produção estadual de carne de frango.

webinar 27 03 23

A doença

A influenza aviária é provocada por um vírus e pode afetar a saúde de aves domésticas e silvestres. Não há risco de contaminação pelo consumo da carne ou de ovos. Segundo o Ministério da Agricultura, até este momento o vírus mais infeccioso e letal, chamado de alta patogenicidade, ainda não foi detectado no nosso país. Nas aves, a doença afeta grande quantidade de animais e provoca mortalidade elevada. Os principais sinais clínicos observados são falta de coordenação motora, torcicolo, dificuldade em respirar e intensa diarreia.

Inscrições

As inscrições para o webinar devem ser realizadas até o dia 29 de março, clique aqui. O link de acesso ao evento será encaminhado por e-mail.

Informações

Informações adicionais podem ser obtidas com Alexandre Monteiro ( [email protected] / 41 3200-1114).

(Com Ocepar)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas