Apreensão e destruição de queijos artesanais mobilizam entidades e produtores

Emanuely
Emanuely

#sou agro| Neste mês, uma queijaria de Ibiúna-SP, recebeu visita de fiscais do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CIPOA) que realizaram a apreensão e destruição de queijos artesanais.

Segundo relatos dos proprietários, houve excesso de autoritarismo e abuso de poder por parte dos fiscais. Ainda segundo os proprietários da queijaria, eles já haviam dado entrada nos documentos de regularização, que já estavam aprovados,  aguardando apenas a última inspeção a liberação. Inclusive, seu rebanho já possui certificado de livre de tuberculose e brucelose.

Esse caso provocou intensa mobilização das entidades de classe e produtores durante o final de semana, para que houvesse reunião com as autoridades de SP.

O encontro com o Secretário da Agricultura, Antônio Junqueira, aconteceu na segunda (20) e teve a participação dos diretores da Assoc. Paulista do Queijo Artesanal, com o apoio de diversas entidades, como Prazeres da Mesa, Assoc.Comerciantes de Queijo, Comer Queijo e a ABRALEITE, por meio do seu coordenador da Comissão Nacional de Queijos e Derivados Lácteos Artesanais, Wander Bastos.

“Quando atualizamos a legislação em SP, tornou-se prioridade a orientação para adequação como forma de ação antes da punição”, comenta Wander Bastos.

“A lei não pode ser reduzida a dois artigos como os fiscais fizeram. O fiscal tem a obrigação de aplicar todos os artigos da lei. Os fiscais não podem escolher apenas os que lhe convém”, comentou, Christophe Faraud, presid. da Assoc. Paulista do Queijo Artesanal-APAQ e membro da Comissão Nac. de Queijos e Derivados Lácteos Artesanais da ABRALEITE.

Após a reunião, a Secretaria de Agricultura emitiu nota reconhecendo o erro e afirmando que as medidas necessárias serão tomadas “Vamos cuidar dos pequenos. Em SP vamos orientar antes de multar”, afirmou o secretário Antonio Junqueira para o presidente da ABRALEITE acompanhado do Coordenador da Comissão de Queijos em audioconferência nessa terça-feira.

(Com ABRALEITE)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias