Dib/Acervo WWF-Brasil

Ações do programa da sociobiodiversidade são destacadas em evento do Euroclima 

Emanuely
Emanuely
Dib/Acervo WWF-Brasil

#sou agro| Os programas desenvolvidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no âmbito da Sociobiodiversidade, estiveram em foco no evento de lançamento do Country Window Brasil, realizado nessa semana.

Na ocasião, os participantes conheceram a iniciativa da Conab Sociobio+, com ações voltadas ao fortalecimento da Política de Garantia de Preços Mínimos para a Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

Representaram a Companhia no evento o chefe da Assessoria de Relações Internacionais, Marisson Marinho, também responsável pela apresentação do Projeto, além da gerente de Produtos Hortigranjeiros e da Sociobiodiversidade, Ianelli Loureiro, e da assistente da Superintendência de Estudos de Mercados e Gestão da Oferta, Sued Melo.

A Política executada pela estatal busca fortalecer os empreendimentos do extrativismo nacional, com foco em projetos de apoio à estruturação das cadeias produtivas e a melhoria de acesso à política pública. A expectativa é utilizar os recursos financiados pelo programa de cooperação regional financiado pela União Europeia (Euroclima) para desenvolver ações no âmbito da PGPM-Bio.

O objetivo é ampliar o número de beneficiários que acessam a Política e implementar melhorias como a revisão normativa, a sistematização dos diagnósticos, o mapeamento e capacitação de atores locais, entre outras medidas.

“Queremos debater com os atores de algumas cadeias extrativistas para diagnosticar gargalos e aprimorar as ações da Conab”, explica o chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Conab. “Com isso, esperamos fortalecer as políticas públicas de fomento à sociobiodiversidade para a melhoria de renda dos povos e comunidades tradicionais e da agricultura familiar, e, ainda, contribuir para a segurança alimentar e redução da pobreza, com a garantia da conservação ambiental”, reforça Marinho.

O Sociobio + será realizado em conjunto com a Cooperação Internacional Alemã (GIZ),  empresa com a qual a estatal já havia desenvolvido outros projetos junto aos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Agricultura e Pecuária (Mapa). Atualmente, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) é parceiro do GIZ.

Coordenado pelo Euroclima, o evento de lançamento do Country Window Brasil tem como objetivo aprimorar e propor políticas econômicas verdes e inclusivas, além de investimentos sustentáveis no Brasil que apoiem a transição para uma economia de baixo carbono.

(CONAB)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas