Foto: Fernando Dias / Seapi

Prevenção à gripe aviária: Rio Grande do Sul cancela torneios e exposições de pássaros

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Fernando Dias / Seapi

Como prevenção à gripe aviária, o governo do Estado do Rio Grande do Sul cancelou por 90 dias, a partir do dia 17 de fevereiro, todos os torneios de canto e exposições de pássaros nativos e exóticos no Rio Grande do Sul, mesmo os que têm autorização emitida. Também suspendeu, pelo mesmo período, todo e qualquer encontro de criadores de aves.

A medida atende à Instrução Normativa 1/2023, emitida de forma conjunta entre  a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), como forma preventiva à gripe aviária.

Segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária, até o momento nenhum caso foi confirmado no Brasil. Porém, diante da recente confirmação de ocorrências em aves silvestres na Argentina e no Uruguai, o governo do Estado aumentou a vigilância e as medidas preventivas, já que a exposição às aves silvestres migratórias infectadas é o principal fator de risco de transmissão para as aves domésticas.

A taxa de mortalidade entre os animais infectados é alta. Os principais sintomas são dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, falta de coordenação motora, torcicolo e diarreia.

Transmissão para humanos

Além de aves, mamíferos, incluindo os humanos, podem ser infectados, embora a ocorrência seja rara. As principais formas de transmissão são aerossóis respiratórios, fezes e fluídos corporais.

A transmissão ocorre principalmente a partir do contato direto com animais infectados ou ambientes contaminados. Os sintomas podem variar conforme o tipo do vírus, mas são semelhantes aos da gripe comum.

Unidades de Conservação

A Sema orienta os visitantes das Unidades Estaduais de Conservação ou parques que, caso encontrem um pássaro com sintomas da gripe aviária, não toquem no animal e informem imediatamente o gestor da unidade.

Outros canais de contato são a Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária que atende o município. Também é possível enviar notificação pelo WhatsApp: (51) 98445-2033 ou e-mail [email protected] .

Com Secretaria de Estado da Agricultura do Rio Grande do Sul

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas