Foto: André Witt/Seapi

Grande número de casos de raiva registrados no Rio Grande do Sul preocupa autoridades sanitárias

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: André Witt/Seapi

O grande número de casos de raiva registrados no Rio Grande do Sul preocupa autoridades sanitárias. O estado contabilizou 109 casos de raiva herbívora em 2022, com distribuição em 37 municípios. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

O número de casos foi maior que o registrado em 2021, quando 48 focos foram identificados em 21 municípios. Em 2022, tiveram laudos positivos para raiva herbívora 99 bovinos, nove equinos e um ovino.

“A estiagem do ano passado teve um papel importante nesse crescimento, pois provocou estresse nas colônias de morcegos, o que aumenta as agressões ao rebanho. Esse ano, de novo, temos seca, então é preciso vacinar o rebanho para não haver prejuízos nos próximos meses”, explica o analista ambiental André Witt, do Programa de Controle de Raiva Herbívora.

A maioria dos casos de raiva herbívora foi registrada nos meses de junho, julho e agosto. “O número de focos no período de outono e inverno sempre é maior. É por isso que recomendamos a vacinação dos animais agora no verão, para que a vacina possa ter tempo de fazer efeito e produzir anticorpos”, destaca Witt.

Com Secretaria de Agricultura do RS

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas