Foto: internet

Associação de Girolando firma parceria com empresa para promover a raça no Brasil

Emanuely
Emanuely
Foto: internet

#sou agro| Com o objetivo de fomentar em todo o país, o uso da raça Girolando, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e a central de genética Alta anunciaram parceria para 2023. A raça é a segunda maior vendedora de sêmen e comercializou em 2022 quase 700 mil doses.

A expectativa é de que, com essa cooperação, um maior número de produtores rurais tenha acesso às informações técnicas sobre o desempenho dos animais Girolando. Para isso, a parceria prevê uma série de ações pelo Brasil, entre elas a participação em eventos técnicos e feiras, como a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina, a Megaleite 2023, agendada para o período de 7 a 10 junho, em Belo Horizonte/MG.

De acordo com o zootecnista e gerente de Produto Leite Tropical Alta, Guilherme Marquez, a Alta tem uma história antiga com a Girolando. “Iniciada desde seu reconhecimento oficial como raça, em 1996, pelo Ministério da Agricultura. Levamos para todos os cantos do mundo não só a genética dos touros, mas também as informações técnicas que comprovam o alto desempenho do Girolando na produção de leite com sustentabilidade”, destacou.

Segundo ele, existe uma demanda forte pela genética Girolando na América Latina e África que tende a aumentar com as inovações constantes nas avaliações genéticas e genômicas promovidas pelo programa de melhoramento PMGG.

O presidente da Girolando, Domício Arruda, reforça a importância da parceria com a Alta para levar mais conhecimento a produtores rurais de todo o mundo. “A Embrapa, em conjunto com a equipe técnica da associação, tem desenvolvido inovadoras ferramentas de seleção, lançando novas características, focadas no desempenho zootécnico e econômico de nossos animais. Tudo isso aumenta a confiabilidade das informações sobre a raça. Estamos felizes que, em 2023, ela passa a integrar o grupo de Parceiros Master da entidade, composto atualmente por empresas de diversos segmentos da cadeia produtiva do leite”, acrescenta Arruda.

(Com assessoria)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas