Foto: AEN

Soja foi o produto do agro mais exportado pelo Brasil em 2022

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: AEN

#souagro| A soja foi o produto mais exportado pelo Brasil em 2022, representando 46 bilhões de dólares na receita cambial do país. Depois da soja, vem petróleo, minério de ferro, óleos combustíveis, milho, carne bovina, açúcar, farelo de soja, carne de frango e café. Para completar a lista dos 10 produtos mais exportados.

Quando focamos na carne de frango é possível perceber que como vinha sendo previsto desde meados do segundo semestre, considerado apenas o produto in natura completou 2022 como o nono principal produto  exportado pelo Brasil em 2022, uma posição abaixo da ocupada no ano anterior.

Não foi uma perda isolada. Recuaram também carne bovina (da 5ª para a 6ª posição), açúcar (da 4ª para a 7ª) e farelo de soja (da 6ª para a 8ª posição). Pois dois produtos exportados, óleos combustíveis de petróleo e milho, registraram desempenho melhor.

O mais significativo -e também o mais preocupante para os setores voltados à produção animal – foi o do milho, em que as exportações (embora também recordes, como as das carnes bovina e de frango) superaram a marca dos 43 milhões de toneladas, mais do que dobrando em relação aos 20,6 milhões de toneladas. E como a demanda externa proporcionou forte valorização do produto, sua receita cambial, de mais de US$12 bilhões, registrou aumento anual de quase 200%.

Mas a carne de frango não fez feio. Sua receita, próxima de US$8,9 bilhões, aumentou cerca de 28% no ano, correspondendo a 2,66% da receita cambial total – uma participação 7,27% superior à registrada em 2021.

(Com Avisite)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas