Foto: Assessoria

Show Rural de 2023 será o evento mais sustentável da história da feira

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Assessoria

O Show Rural de 2023 será o evento mais sustentável da história da feira. Uma das novidades estará no copo que será colocado à disposição dos visitantes junto às dezenas de bebedouros com água gelada distribuídos pelo parque. Em vez de plástico, uma medida mais sustentável: os recipientes escolhidos são fabricados com materiais biodegradáveis. “Pode até parecer pouca coisa, mas quando se coloca o número na ponta do lápis é possível perceber o impacto de uma ação dessas”, diz o presidente Dilvo Grolli.

Nos cinco dias da feira, de 6 a 10 de fevereiro, cem mil copos biodegradáveis estarão à disposição dos visitantes. Eles estarão disponíveis em todos os bebedouros, nas áreas de lanches e também no refeitório. Além de recicláveis, os biodegradáveis têm outra característica: sua rápida decomposição, muito diferente de outros materiais que chegam a levar centenas de ano para desmanchar quando lançados de forma imprópria na natureza.

Coleta seletiva

O pré, durante e pós-evento geram aproximadamente 500 metros cúbicos de resíduos, o equivalente a 120 toneladas. “São os mais diferentes materiais. Como madeiras, plástico, papelão, latas de alumínio e também restos de alimento”, informa a engenheira ambiental da Coopavel, Lucimar Neves. Praticamente nada desses resíduos se perde ou tem destinação incorreta. Pelo menos 70% são recicláveis. Outra parte, de orgânicos, é transformada em adubo.

Os expositores são orientados a separar materiais reaproveitáveis dos orgânicos e então a depositá-los em recipientes próprios espalhados por toda a extensão do parque. Outra das medidas de redução de impacto ambiental está na decisão da diretoria de investir na implantação de placas solares que geram grande parte da energia consumida no local. Durante pelo menos dez meses do ano, a usina fotovoltaica do Show Rural produz, em média, 85% da energia que o parque precisa para funcionar. “Esse é um resultado expressivo e que nos orgulha muito”, diz o coordenador geral Rogério Rizzardi.

Com assessoria

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas