Foto: Envato
ESPECIAIS

Saiba como estão as vendas de máquinas agrícolas no Brasil

Foto: Envato
Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| O novo balanço da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostrou que a venda de máquinas agrícolas caiu 1,4% em novembro de 2022 na comparação com o mesmo mês de 2021.

Foram entregues durante todo mês 5,2 mil unidades entre tratores e colheitadeiras, montante que representa um recuo de 22% no comparativo com outubro de 2022. A motivação desta queda não foi divulgada pela Federação.

Mesmo assim, no comparativo do ano, de janeiro a novembro de 2022, as vendas de máquinas agrícolas somaram 61,2 mil unidades, alta de 16,2% em relação a igual período de 2021.

Mas só em um comparativo rápido, nós mostramos aqui no Sou Agro que as vendas no mês de junho de 2022 haviam aumentado 37,5% comparando com o ano anterior, ou seja, número alto que mostrava um mercado aquecido.

Naquele mês a análise mostrou que que quase 6 mil veículos (5,9mil) foram entregues aos produtores rurais no mês de junho, número que além de ser 40% maior que 2021 e também é 8,2% acima do mês de maio de 2022.

 

O “ATRASO” NOS DADOS

A Fenabrave é a representante de concessionárias de automóveis e também de revendedores de equipamentos usados no campo. Mas

Ao contrário das vendas de carros, que podem ser atualizadas diariamente com base nos licenciamentos de veículos, os números de máquinas agrícolas precisam ser levantados pela Fenabrave com os fabricantes.

Por isso, as estatísticas têm defasagem de um mês em relação ao balanço das vendas de carros, no qual os resultados divulgados pela associação já são relativos a dezembro.

(Com agências)

(Débora Damasceno/Sou Agro)