Novo ministro de Agricultura diz que desafio é dobrar área plantada em 20 anos, mas não explica como

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

A segunda-feira foi marcada pela transmissão de cargo do ministério da Agricultura a Carlos Fávaro, escolhido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Em discurso, ele disse que o desafio é dobrar a área plantada do agro em 20 anos, mas não explicou exatamente como fazer isso, embora tenha dito que vai recuperar áreas em parceria da Embrapa. “Temos mais de 40 milhões de hectares de áreas degradadas e que podem ser incorporadas no país. Faremos isso em parceria da Embrapa, com recuperação de solos”, afirmou, sem detalhar muito como fazer isso sem arrancar uma árvore.

Em cerimônia de transferência de cargo realizada no auditório da sede da Embrapa nesta segunda-feira (02), Fávaro disse também que é um desafio tornar a agricultura ainda mais sustentável. “Vamos trabalhar em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário”, garantiu, também sem dar muitas explicações.

Ele também disse que a gestão pretende apoiar e ampliar as políticas de apoio à agricultura familiar. “A agricultura familiar tem um importante papel no combate à fome no Brasil”.

Outros compromissos

No primeiro dia de trabalho como ministro da Agricultura e Pecuária, o ministro Carlos Fávaro recebeu nesta segunda-feira (2) representantes internacionais para debater as relações do agro brasileiro com a segurança alimentar mundial.

A ministra do Meio Ambiente, Agricultura e Assuntos Rurais do Reino Unido, Thérèse Coffey, esteve no Mapa para conversar sobre temas de cooperação entre os dois países. “É muito importante no meu primeiro dia de trabalho ter o Reino Unido compartilhando os mesmos objetivos”, disse o ministro.

A vice-primeira ministra e ministra da Economia da Ucrânia, Yuliia Svrydenko, também visitou o Ministério da Agricultura do Brasil. Na pauta, o principal assunto foi a possibilidade de importação de fertilizantes pelo Brasil.  O deputado federal Neri Geller, que integrou o Grupo de Trabalho da Agricultura na transição de governo, também participou da reunião.

Com Mapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas