AGRICULTURA
“Foi encaminhado o seguro, estima-se perda de 50%”, diz produtor que já precisou acionar socorro financeiro
#souagro| A gente tem acompanhado aqui no Sou Agro que a falta de chuva já causou estragos nas lavouras de soja no Oeste do Paraná. Inclusive mostramos que em Toledo, a estimativa era de perdas de 30%. Os agricultores se mantém em alerta e preocupados com as condições climáticas, inclusive, já teve seguro acionado por conta dos prejuízos na produção.
Ivair Dreon, de Palotina, é um exemplo disso. Ele já fez o acionamento do seguro e estima perdas de até 50%: “Foi encaminhado o seguro, já na semana passada, uma parte que é mais precoce estima-se perda de 50% por aí. Tem que avaliar, os peritos vão avaliar. E agora se chover, acho que vai dar quase normal. Vai ter perda vai, mas se chegar chover não vai precisar acionar o seguro agora se não chover, vai ter que ser seguro também nessa área”.
- Seca deve prejudicar safra de soja, mas produtor pode evitar perdas financeiras; saiba como
- Perdas na produtividade de soja podem chegar a 30% em Toledo
Com o escalonamento em três etapas, a perda mais significativa é do primeiro plantio: “A primeira é maior porque foi plantado mais cedo no dia 15 por causa do zoneamento. Essa que ficou pegou bem na veia certa do grão e não formou porque deu 32 dias de sol por aí. E daí agora veio a chover no dia 3 de janeiro e aí segunda estamos vendo se vamos encaminhar o seguro e a última etapa um pouco mais longa, que vai precisar de bastante chuva”, disse.
Preocupação que tira o sono do produtor que enfrentou uma seca severa no ano passado e teve muitas perdas.
“Muito pior ano passado. Eu, pessoalmente, tive 50% das áreas que não passei a máquina, plantei por cima. Assegurado, mas o seguro veio daquele jeito, uma parte veio, uma parte não veio e estão aí tentando receber no seguro do ano passado”, detalha
Mesmo assim o produtor nunca perde a esperança.
“Estamos aqui batalhando. Tem previsão tal, mas tem que aguardar, tem que chover para dar tudo certinho. Mas eu acho que vai dar certo”, finaliza.