Foto: Envato
AGRICULTURA

Fertilizantes atingiram melhor preço em dezembro de 2022, afirma pesquisa

Foto: Envato
Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Os fertilizantes atingiram melhor preço em dezembro de 2022, afirma pesquisa.  O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) alcançou o número mais favorável dos últimos cinco meses em dezembro de 2022, fechando o ano em 1,03 – ante 1,1 em novembro.

Assim, os produtores rurais tiveram uma relação de troca e uma rentabilidade positiva. Esse cenário se deve à combinação de uma ligeira redução nos preços dos fertilizantes, associado com a apreciação das commodities.

Na média, houve uma redução de 6% nos preços dos fertilizantes, principalmente nitrogenados. Já os preços dos fosfatados se firmaram com a retomada da demanda no Brasil e estoques mais ajustados, confirmando reversão de tendência dos últimos meses.

Já as commodities subiram, na média, quase 1% na comparação com novembro, com recuperação de preços liderada pela cana-de-açúcar, de 2%. A soja ficou praticamente estável em relação ao ano passado, com um aumento de 0,02% em um cenário de boas expectativas de demanda chinesa, ainda que o plantio na América do Sul venha apontando para uma safra muito boa e com bastante oferta de produto. O milho manteve uma leve alta de 0,3%.

A expectativa agora é que o milho safrinha seja plantado dentro da janela ideal. A presença do La Niña chama atenção, mesmo que os impactos no Rio Grande do Sul e no Paraná ainda não possam ser mensurados.

Entendendo o IPCF

O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. A metodologia consiste na comparação em relação à base de 2017, indicando que quanto menor a relação mais favorável o índice e melhor relação de troca. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

Com assessoria Mosaic Fertilizantes

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)