Cavalos atletas: saiba como ajudar os animais na saúde e a ter melhores resultados

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Viagens, confinamento e alta exigência de competições podem comprometer o bem-estar dos cavalos atletas. “Diante desses desafios, os equinos podem apresentar irritabilidade, ansiedade, nervosismo e até mesmo agressividade, em razão do estresse de antes e após as provas. Esses comportamentos podem prejudicar a saúde dos cavalos e, consequentemente, seu desempenho durante as competições”, explica o médico veterinário Fernando Santos, gerente de vendas de grandes animais da Syntec do Brasil.

Santos alerta que a busca do bem-estar animal deve ser preocupação rotineira e não apenas nos momentos em que os equinos são exigidos fisicamente. “É preciso estar atento a alimentação, suplementação, treinamento, descanso e condicionamento físico, tudo que envolve, além da competição, a própria qualidade de vida dos cavalos. A oferta de hormônios sintéticos pode contribuir bastante nesse sentido”.

 

O especialista ressalta que, além desses cuidados básicos, também é preciso acompanhar o estado de saúde geral dos equinos. “Manter a saúde do animal atleta é, obviamente, o mais importante. Por isso, é preciso que o veterinário responsável pelo haras realize exames periódicos a fim de descartar alterações que muitas vezes se iniciam silenciosas – como gastrite, irritações de pele, problemas de dentição, orelha, coluna ou claudicações brandas não notadas pelo competidor ou proprietário.”

Para auxiliar na manutenção do bem-estar e melhorar o desempenho dos cavalos atletas, a Syntec do Brasil oferece Equi-boost®, hormônio sintético à base de Undecilenato de Boldenona, indicado para auxiliar no tratamento de cavalos debilitados por enfermidades, intervenções cirúrgicas ou fortes treinamentos, proporcionando melhoria da sua condição física. Com isso, os animais podem entregar todo o seu potencial nas provas, com o acompanhamento do Médico Veterinário, tendo em vista que a molécula presente no produto entra na lista de medicamentos considerados dopping.

Com Assessoria Syntec

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias