Foto: Divulgação

Atraso: plantio de milho segunda safra ainda está tímido no PR

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Divulgação

Por conta do atraso da safra de verão o plantio de milho segunda safra ainda está tímido no Paraná. Segundo boletim divulgado pelo Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) divulgado nesta terça-feira (24), a área plantada ainda é de 1%.

Os produtores estão com medo por que, com o atraso, corre o risco de o milho que for plantado muito tarde pegue geada, principalmente nas regiões mais frias do Paraná e que isso possa comprometer a produção.

Por conta das chuvas intensas do início da safra e a demora no desenvolvimento, a soja ainda não está sendo colhida. O milho também não. A colheita que está avançada é de feijão com 52% do que estava plantado.

Confira o andamento das safras:

Oeste e Sudoeste

As chuvas da última semana contribuíram para melhora das lavouras da região. Apesar da recuperação, as lavouras ficarão aquém do potencial produtivo, especialmente as cultivadas em meados de setembro e começo de outubro. Em áreas pontuais, a colheita de soja começou e apresenta produtividades variadas. Em algumas lavouras da região de Francisco Beltrão, a produtividade ficou abaixo dos 2.000 kg/ha. Restam poucas áreas de feijão 1ª safra a serem colhidas. A produtividade ficou abaixo do esperado e a maior parte da produção deve ser destinada a semente para a 2ª safra.

A produção de silagem de milho está na reta final. As áreas de milho para grãos estão em maturação e logo devem ser colhidas. É sabido que haverá perdas na produção devido ao ataque de cigarrinhas e problemas de ordem climática.

Iniciou o plantio de milho 2ª safra, aproveitando a boa umidade do solo, mas entre os produtores há uma preocupação em relação à realização do plantio dentro do zoneamento permitido, pois as lavouras de soja, em sua maioria, serão colhidas após esse período. Deve haver uma migração para feijão, cujo plantio pode ser feito até o fim de fevereiro.

Confira o boletim completo AQUI.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas