Foto: Fabio Ulsenheimer

Toledo: 70 anos de história da cidade que é potência no agronegócio

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Toledo. Cidade do Oeste do Paraná com pouco mais de 144 mil habitantes e que completa neste dia 14 de dezembro 70 anos de muitas histórias.

“Uma cidade que surgiu a partir da colonização de pequenas propriedades rurais e que se tornou potência para agricultura. Um município de agroindústria muito forte, com produção de aves, de peixe, de leite e de suínos e que cada vez mais avança, principalmente na área de tecnologia”, afirma o secretário de agricultura Diego Bonaldo.

“É um município cheio de histórias, orgulho para o produtor rural por tanta evolução. Quando chegamos aqui, era tudo mato”, lembra o presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri.

O município de Toledo se tornou, com o passar dos anos, orgulho do estado, aos olhos do país e também do produtor rural, que desta terra alimenta várias regiões do Brasil. “Somos o maior produtor de suínos do Brasil e também maior produtor de aves. É um orgulho pensar que a nossa idade, com 70 anos, chegou neste patamar e teve 9 vezes seguidas a liderança do Paraná no Valor Bruto de Produção Agropecuária”, se orgulha Bonaldo.

A cidade concentra empresas do ramo do agronegócio e com o passar dos anos se tornou destaque no setor, liderando por nove anos consecutivos o VBP (Valor Bruto de Produção Agropecuária). Mais de R$ 4 bilhões movimentados no último levantamento. Considerada cidade potência do agronegócio, se destaca principalmente na suinocultura: do total do VBP, aproximadamente 2,3 bilhões de reais vem da produção de suínos e de aves de cortes, por meio das cooperativas. Das lavouras, o maior valor produzido é da soja: R$ 610 milhões.

Por aqu, o campo continua mostrando sua força. Na cidade que agora com 70 anos se desenvolve cada vez mais, nas lavouras e fora dela, mas com incentivo forte ao homem do campo. “Em parceria do governo do estado, temos bons programas de atendimento ao produtor. Também trabalhamos para dar melhor condições de trafegabilidade das estradas, recuperações também destas estradas e ações para dentro das propriedades, para que o produtor se sinta cada vez mais acolhido e as pessoas se sintam satisfeitas e felizes”, afirma o prefeito de Toledo, Beto Lunitti.

Colaboração: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Toledo

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias