Foto ilustrativa: Envato

Plantio de soja está quase finalizado no RS, mas falta de chuva afeta lavouras

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto ilustrativa: Envato

#souagro| A cultura da soja no Rio Grande do Sul ainda está em plantação, chegando a 93% do total da área projetada para a safra 2022/2023, que é de 6.568.607 hectares. A produtividade estimada é de 3.131 kg/ha. De acordo com o Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, a ocorrência de chuvas irregulares em parte do território, nos últimos períodos, permitiu um avanço um pouco maior na semeadura.

Onde as chuvas foram suficientes para repor a umidade nos solos, os produtores aceleraram a operação para se aproximar da finalização ainda no mês de dezembro. Mesmo onde não ocorreram as precipitações, parte dos produtores com lavouras mais extensas efetuou o plantio em solo seco, aguardando as precipitações previstas para o final do período.

 

Em relação às condições das lavouras, as mais antigas, que receberam precipitações, retomaram o crescimento a partir da emissão de novos trifólios, com folhas bem desenvolvidas e coloração verde intensa. Onde não choveu, ou o volume foi muito baixo, permanecem os sintomas de déficit hídrico (falta de água), como o murchamento de folhas, a paralização no crescimento, a senescência de algumas folhas baixeiras e, em casos extremos, a morte de plantas.

Na região de Soledade, a semeadura da soja foi praticamente finalizada. As lavouras em geral têm boa germinação e emergência e adequado estande de plantas; as lavouras de ciclo mais curto iniciaram o estágio de florescimento. Não há registros de impacto na produtividade causado pelo período de restrição hídrica.

(Com Emater/RS)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas