Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim Online

Geada em pleno verão? No Sul do Brasil tem sim

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| Sim, teve registro de geada em pleno 29 de dezembro de 2022 na serra catarinense. Bem no verão as temperaturas baixas favoreceram a formação de geadas. No interior de São Joaquim, várias propriedades amanheceram cobertas pelas camadas de gelo.

A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Na prefeitura de São Joaquim, marcou 5,2ºC. Tudo isso ocorreu depois de uma massa de ar seco, de origem fria.

Em Bom Jardim da Serra, as baixas temperaturas ocasionaram a geada, nos campos de baixadas, relembrando a tipicidade das paisagens invernais da Serra Catarinense, só que em pleno verão.

Já no Vale do Caminhos da Neve, 3 km do centro de São Joaquim, a geada também foi registrada, os animais tiveram dificuldade para pastar com as gotículas de orvalho congeladas.

 

Essa foi a geada de número 143, um recorde absoluto, superando o ano de 2016 com 135 geadas. Por fim, a geada em pleno 29 de dezembro foi a última geada de 2022, já que nos próximos dias não há previsão de temperaturas tão baixas que possam ocasionar o fenômeno novamente.

geada

Segundo Epagri/Ciram, responsável pelo monitoramento do tempo no estado, a temperatura mais baixa foi registrada em Urupema: 4,1ºC. Mesmo com a formação da geada,as máximas podem chegar a 25ºC na região.

As mínimas

2.3°C São Joaquim / PWS
3.1°C Bom jardim da Serra / PWS
4.1°C Urupema / Epagri
4.2°C Vargem Bonita / PWS
4.8°C Água Doce / DSoares
4.9°C Urubici / PWS
5.2°C Caminhos da Neve / INMET

Dados compilados por Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho em Estações Padronizadas (particulares e governamentais).

(Com São Joaquim Online)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias