Foto: Prefeitura de Foz do Iguaçu

Comunidade de Foz do Iguaçu é a primeira do Brasil a receber projeto que transforma resíduos orgânicos em biogás e biofertilizante

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Prefeitura de Foz do Iguaçu

#souagro| A comunidade do Bubas em Foz do Iguaçua, é a primeira do Brasil a receber um projeto-piloto de sistema de biodigestão, que transforma resíduos orgânicos em biogás e biofertilizante. A entrega do equipamento, instalado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, foi feita pelo prefeito Chico Brasileiro na Associação de Moradores.

Com o biodigestor, a comunidade poderá aproveitar por dia 10 kg de resíduos, como restos de alimentos, para torná-los gás de cozinha e biofertilizante, que pode ser utilizado para adubar hortas, por exemplo. O equipamento do Bubas é um dos 30 instalados pela prefeitura em uma iniciativa inovadora e que posiciona Foz como uma referência em sustentabilidade.

 

Os benefícios do sistema de biodigestão na comunidade do Bubas são diversos: primeiro, representa economia para os moradores com o gás de cozinha, que será distribuído de forma organizada pela associação; segundo, a iniciativa promove a educação ambiental ao incentivar a destinação correta dos resíduos; e também aumenta a vida útil do aterro sanitário de Foz, ao evitar que os rejeitos sejam enviados para lá. De acordo com dados do Plano Municipal de Saneamento Básico, mais de 40% de todos os resíduos enviados ao espaço são orgânicos.

“Fizemos questão de trazer esse projeto para cá, porque queremos que o Bubas tenha reconhecimento nacional. Depois da grande vitória que vocês tiveram, ao definir que esse chão é de vocês, agora terão um grande destaque por esse trabalho de sustentabilidade”, destacou o prefeito Chico Brasileiro, lembrando o processo de urbanização da ocupação, que vem sendo desenvolvido em uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado.

Organização

A secretária municipal de Meio Ambiente, Angela Meira, garantiu aos moradores a segurança do equipamento. “Vocês terão todo o acompanhamento da nossa equipe, então podem ficar tranquilos. Os impactos, tanto ambientais quanto financeiros e sociais, certamente virão de forma imediata e trarão muitos benefícios para todos, então se apropriem dessa questão da sustentabilidade no dia a dia de vocês”, disse Angela.

A líder comunitária Maria Lúcia Batista repassou a orientação de que, inicialmente, o uso do biodigestor será feito por moradores de duas ruas. “Vamos reeducar duas ruas, que terão o compromisso de vir tratar por contra própria o biodigestor. Na sequência, vamos pulando de rua em rua, quando vê já reeducamos a comunidade inteira. Tenho certeza de que vocês irão se beneficiar muito disso”.

 

Outro anúncio feito à comunidade na entrega do biodigestor foi de que, a partir da próxima semana, inicia o projeto-piloto da coleta seletiva em três ruas do Bubas. Nelvaci Gonçalves da Silva mora há oito anos no Bubas e chegou a ficar emocionada durante a solenidade de entrega do biodigestor. “Nunca tinha visto na minha vida um projeto tão lindo como este”.

Inovação

Foz do Iguaçu é a primeira cidade do Paraná a implantar um projeto de biodigestores em prédios públicos. Já foram instalados 30 equipamentos, em locais como escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), no Horto Municipal e no Centro de Educação Ambiental (CEAI). Os equipamentos só são inaugurados após a chama ser acionada, demostrando pleno funcionamento. Até 2023, a prefeitura vai instalar mais 70 biodigestores no município, transformando Foz em referência em sustentabilidade e preservação ambiental.

(Com Prefeitura de Foz do Iguaçu)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas