POLÍTICA

“1,5 bi para o agro é uma falta de respeito com o setor”, diz deputado paranaense eleito presidente da FPA

"1,5 bi para o agro é uma falta de respeito com o setor", diz paranaense eleito presidente da FPA
Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) já tem o nome do novo presidente para o biênio 2023-2024, é o deputado federal paranaense Pedro Lupion (PP-PR). Ele vai assumir a vaga no lugar de Sergio Souza (MDB-PR) também paranaense.

A escolha do novo presidente foi unânime durante votação simbólica. Pedro Lupion é produtor rural e empresário ligado ao cooperativismo.  Também é filho do ex-deputado federal Abelardo Lupion  que foi presidente da FPA, e bisneto do ex-governador do Paraná Moysés Lupion.

 

PREOCUPAÇÕES DO NOVO PRESIDENTE

Lupion demonstrou muita preocupação com o que virá pela frente e chamou de falta de respeito o orçamento previsto para o agronegócio em 2023.
“O projeto do Orçamento que nós vimos hoje nos assustou e assustou muito, porque não é simplesmente algo que deixou de fora o agro. É uma falta de respeito total. Uma falta de respeito com o setor que produz a nossa economia, com um setor que gera empregos, que gera renda, que deixa a nossa balança comercial produtiva e que faz o Brasil ser o que é. Nós tratarmos de 1,5 bi para o agro é uma falta de respeito com o setor. Quando a gente está vendo a cultura com 5. Eu não estou dizendo que não merece mais, mas a gente merece o mínimo de respeito.

O novo presidente também deu seu parecer sobre a PEC da transição.

“Comissões legislativas numa equipe de transição. Isso é simplesmente jogar fora a chave do Congresso Nacional não precisa mais da gente é ridículo, é ridículo. Isso é uma falta de respeito total. O que a gente tem visto com o posicionamento do pessoal aqui da Frente Parlamentar é que o que nós podemos votar é algo que garanta um programa social importante, que possa fazer com que a gente tenha um ano aí nessa transição, a possibilidade de fazer esse gasto público, esse, esse gasto social. Agora, todas aquelas demais inovações nós estamos falando em literalmente um cheque em branco abrir uma conta corrente e para viabilizar o próximo governo e dar o que eles quiserem ser necessário para o nosso Congresso. Eu não vejo a mínima possibilidade disso é por isso que dentro da FPA a maioria é contrária”, finaliza Pedro.

 

QUEM É PEDRO LUPION

Graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade, é mestre em Ciências Políticas nas universidades Francisco de Vittoria e Rey Juan Carlos, na Espanha, e especialista em Comunicação Política e Campanhas Eleitorais, com pós-graduação pela Georgetown University, nos Estados Unidos, onde se especializou em Administração Pública e Governança. Ao ser eleito presidente da assumiu o compromisso de seguir com uma atuação firme pela aprovação e defesa de pautas importantes para o setor.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)