Foto: Embrapa

Feira da Agroecologia será realizada no Rio Grande do Sul

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Embrapa

Pela primeira vez acontecerá a Feira da Agroecologia, organizada pela Embrapa Clima Temperado, a  ser realizada no dia 1º de dezembro. Com cerca de 45 expositores, entre agricultores agroecológicos, instituições de ensino e pesquisa e de apoio à agroecologia e à produção de base orgânica, a 1ª edição acontecerá na Estação Experimental Cascata, localizada no distrito da Cascata em Pelotas/RS. O evento é mais uma novidade na programação do tradicional Dia de Campo sobre Agroecologia e Produção Orgânica, que se realiza há 17 anos.

“O objetivo desta Feira é sobretudo apresentar a agroecologia como uma cadeia, um sistema organizado, que precisa de máquinas, que precisa de tecnologia e que vai além do sistema de produção e mostrar também para o agricultor que existem produtos e tecnologias que podem auxiliá-lo”, diz o pesquisador da Embrapa, João Carlos Costa Gomes, um dos coordenadores do evento.

Esta 1ª edição da feira é dividida em três segmentos, o primeiro é direcionado aos agricultores, que poderão comercializar os seus produtos, como frutas, verduras, legumes e hortaliças, além de produtos da agroindústria da região, como geléias, pães, cucas e doces. O segundo segmento é voltado para as representações institucionais vinculadas à agroecologia, como  a Embrapa, a Emater/RS-Ascar, o Centro de Apoio e Promoção a Agroecologia (CAPA) e órgãos como a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM).

Já o terceiro é voltado para a produção, onde empresas privadas e agricultores poderão apresentar e comercializar  insumos e produtos e compartilhar estratégias que podem ser utilizadas na agroecologia.

As bancas ficarão localizadas entre o prédio central e o Centro de Capacitação de Agricultores Familiares (CECAF). Ao todo, os expositores devem ocupar cerca de 200 metros de área paralela às estações do Dia de Campo, que ocorrerão simultaneamente com a feira.

Dia de campo da Agroecologia

Junto à feira, na sua 17ª realização acontece o Dia de Campo sobre Agroecologia e Produção Orgânica. Para o coordenador técnico da Estação Experimental Cascata, Luís Fernando Wolff, este evento anual é um espaço para reunir não só os agricultores, mas todos os agentes envolvidos na produção orgânica e de base ecológica e levar as tecnologias, os resultados de pesquisa e os produtos desenvolvidos pela Instituição. “É um espaço muito caro e muito importante para nós”, complementa.

Com Embrapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas