AGRICULTURA
Congresso nacional trará conhecimentos a produtores sobre combate a percevejo
Um Congresso nacional trará conhecimentos para combate a percevejo. Pesquisadores da Embrapa ministram o curso “Manejo de Percevejos no Sistema Produtivo Soja-milho”, nos dias 14 e 15 de setembro, das 13h30 às 17h10, durante o 33º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, promovido pela Associação Brasileira de Milho e Sorgo, em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo. O eventoé híbrido, sendo presencial em Sete Lagoas (MG) para convidados e, no formato on-line, para os inscritos.
De acordo com Adeney de Freitas Bueno, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Soja e coordenador do curso, os pesquisadores da Embrapa desenvolvem pesquisas na área de Manejo Integrado de Pragas, desde a década de 1970. “Esperamos capacitar os participantes sobre as principais estratégias para o manejo de percevejo no sistema produtivo de soja-milho”, ressalta.
- Cuiabá Esporte Clube estampa o agro no uniforme, com homenagem à soja
- Eleições: Saiba as propostas para o agro do candidato Pablo Henrique Costa Marçal
No caso da soja, por exemplo, ele afirma que os percevejos são atualmente uma das pragas mais importantes, porque interferem na produtividade e na qualidade dos grãos e das sementes produzidas. Levantamentos feitos no Paraná, pela Embrapa e Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR Paraná), mostram que as pragas são responsáveis por 60-70% dos inseticidas aplicados na lavoura.
A capacitação é dirigida a agentes de assistência técnica e extensão rural, profissionais da área de Ciências Agrárias, produtores rurais, universitários e demais interessados em conhecer estratégias de manejo de percevejo no sistema soja-milho. Bueno explica que as palestras foram previamente gravadas visando ter maior controle do tempo gasto e evitar atrasos, porém, ao final de cada tema será realizado um debate com presença do palestrante ao vivo. E, no encerramento do evento, será realizado o fechamento do curso com tira-dúvidas geral, com a presença dos instrutores. As inscrições podem ser feitas aqui.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Embrapa)
Foto: Embrapa