ESPECIAIS
Agronegócio brasileiro estreita laços com a Indonésia
#souagro| O agronegócio brasileiro ganha cada vez mais espaço no mundo. Desta vez os laços foram estreitados com a Indonésia, onde o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, concluiu uma visita oficial ao país, acompanhado pela delegação que incluiu o Secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, e o chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa, Alexandre Amaral.
A missão de ir até a Indonésia é justamente a ampliação de exportações e novas aberturas de mercado para produtos agropecuários brasileiros. Carne bovina, material genético bovino e gado em pé estão entre os produtos que devem ser colocados na pauta de negociação entre os dois países.
- Encontro Mercolab mostra a força da avicultura no Paraná
- Consulta pública debate novos critérios para inspeção de produtos do agro
Marcos Montes foi recebido pelo ministro da Agricultura da Indonésia, Yasin Limpo, na cidade de Makassar, onde participou das festividades de aniversário de 66 anos da Universidade Hasanuddin, tradicional instituição da ilha de Sulawesi.
Os ministros firmaram um memorando de entendimento sobre cooperação em agricultura e pecuária. Também foi assinado um protocolo de intenções entre a Embrapa e a Universidade.
- Produtores rurais podem se cadastrar para receber investimentos estrangeiros
- Menos de um mês para o fim do prazo, muito produtor não declarou o Imposto Territorial Rural
- Produção brasileira de ovos ganha cada vez mais espaço no mercado externo
Em Jacarta, a delegação participou de reuniões técnicas no Ministério da Agricultura da Indonésia para o intercâmbio de conhecimentos sobre a experiência brasileira em saúde animal e na produção sustentável. O ministro realizou, ainda, visita à Câmara de Comércio e Indústria da Indonésia, onde foram discutidas perspectivas de ampliação do comércio bilateral.
(Débora Damasceno/Sou Agro com Mapa)
(Foto: Mapa)