ESPECIAIS
Contrabando de vinho argentino mobiliza forças de segurança
#souagro| A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (23) a Operação Descendentes de Vino, para combater a entrada irregular de vinho estrangeiro no país a partir da região de fronteira com a Argentina.
Policiais federais cumpriram 8 mandados de busca e apreensão nos municípios de Tiradentes do Sul/RS (6) e Três Passos/RS (2), em endereços residenciais, comerciais e rurais apontados como possíveis depósitos de mercadorias.
- Show Rural de Inverno apresenta o melhor do trigo no Brasil
- Estradas rurais danificadas pela chuva passam por obras em Cascavel
- CBT, o trator que deixou um legado de apaixonados
A operação contou com o apoio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Receita Federal, Brigada Militar e Polícia Civil.
As investigações iniciaram em maio de 2021 e identificaram mais de 1500 remessas postais da mercadoria pelo grupo. Em uma delas, a Polícia Federal apreendeu 46 caixas de vinho que haviam sido despachadas através da agência dos Correios de Três Passos.
- Por que a carne dos animais que morreram em descarga elétrica não poderia ser reaproveitada?
- Polícia apreende agrotóxicos contrabandeados no Lago de Itaipu
- Origem do gado de frigoríficos no MT está na mira do Ministério Público Federal
Diligências realizadas identificaram que um grupo criminoso internalizava irregularmente vinhos para o Brasil, trazidos da Argentina em pequenas embarcações que descarregavam a mercadoria em um porto clandestino na margem brasileira do Rio Uruguai, na região de Tiradentes do Sul. Posteriormente, a carga era armazenada em depósitos até ser comercializada através de plataformas de comércio eletrônico e despachada para todo o Brasil por via postal.
Participaram da operação cerca de 50 policiais e servidores dos órgãos envolvidos na ação.
(Débora Damasceno/Sou Agro com PF)
(Fotos: PF)