AGRICULTURA
Seca e fungos são desafios para produzir hortaliças neste inverno
#souagro| Inverno seco e para o produtor rural, principalmente o de hortaliças, um desafio: como manter a produção em dia? Jones Carvalho tem horta em Cascavel e compara a lida das hortaliças com um time de futebol.
“Tem que escalar o time conforme o adversário. Temos o inverno seco e temos o inverno chuvoso. E as hortaliças precisam de água, tanto no inverno, quanto no verão. Neste inverno, temos o desafio do tempo seco e quente. Por isso, a irrigação é essencial e são aproximadamente 40 mil litros de água por hora, para um hectare de plantação, aproximadamente”, explica.
- Modernização de processos fiscais pode diminuir custos a produtores do MT
- Senado debate projeto que dá autonomia a agricultores sobre a propriedade
Mesmo com tempo seco, há risco de fungo na plantação. “No período seco, temos o oídio. Que é um mofo branco que dá na planta. Quando ela já está desenvolvida, isso não é necessariamente um problema porque já está em fase de colheita. Mas, durante o crescimento, é preciso fazer um tratamento específico para não ter o fungo e não prejudicar a produção”, comenta.
Já durante invernos chuvosos, há risco de fungos e bactérias. O fungo mais agressivo é o míldio, que ataca a parte debaixo da folha. “Isso dificulta para fazer o tratamento. Os dois, se não ficar atento, vai perder sua produção”, ressalta.
- Com ondas de calor na Europa, Brasil reafirma compromisso sobre medidas climáticas
- Contrabando de gado da Argentina coloca em risco áreas livres de febre aftosa no PR
Confira a reportagem completa:
(Tatiane Bertolino e Sirlei Benetti/Sou Agro)