ESPECIAIS
Ações integradas vão fortalecer o Agro em Cascavel
#souagro| O Plano de Inovação Agro foi lançado oficialmente hoje (20), no Sindicato Rural Patronal de Cascavel. O planejamento elencou mais de 50 ações integradas e três foram escolhidas para serem executadas nos próximos 12 meses: maior integração universidade e empresa, definição do modelo de gestão do futuro centro de inovação com a presença do agronegócio e fortalecimento da governança do agro.
O agronegócio de Cascavel, um dos mais eficientes e produtivos do Brasil, entra em uma nova era de desenvolvimento com o lançamento oficial do Plano de Inovação Agro realizado na manhã desta quarta-feira no Sindicato Rural Patronal. O encontro contou com a participação de líderes dos mais diferentes setores organizados que acompanharam apresentação da evolução que o agronegócio local pode ter a partir de agora.
- Trator Solidário: agricultores já podem fazer propostas para adquirir máquinas
- Dados do Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais devem ser atualizados
A elaboração do plano começou em setembro a partir de um método apresentado pelo Sebrae – o Paraná é pioneiro e hoje mais de cem cidades brasileiras já começaram a aplicar essa ferramenta. Os trabalhos envolvem as mais diferentes forças locais, como empresas, cooperativas, órgãos de pesquisa, entidades, universidades e poder público. “É uma soma que aproxima experientes e jovens e todos trabalham na mesma direção pelo desenvolvimento do agro e fazendo naturalmente acontecer a necessária sucessão a partir das propriedades rurais”, afirmou o presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso.
Ele destacou também a relevância do tripé apresentado: biotecnologia, inovação e conectividade. “Essa junção de propósitos vai desenvolver ainda mais um segmento fundamental à nossa economia, à produção de riquezas e também aos empregos”.
- Saiba o que os produtores podem esperar do mercado da soja
- Crédito para equalizar juros do Plano Safra é autorizado; saiba o que acontece agora
O gerente de Negócios do Sebrae, Emerson Durso, diz que essa é mais uma estratégia do Sebrae para desenvolver ecossistemas. “Com a união de vários atores, dinamizamos cadeias inteiras e geramos negócios inovadores”.
Os parceiros integrados ao Iguassu Valley Agro Cascavel são: 7 Digital Tech, AcicLabs, Aquabit, Centro Universitário Fag, Constel Tecnologia, Coopavel, Ecodefense, Fert, Fundetec, Iguassu Valley, IDR-PR, Laboratório A3Q, Metha Consultoria, NanoStart, Porto Co., Saara Engenharia, sciBees Soluções Científicas, Sebrae, Sicoob, Sindicato Rural de Cascavel e Unioeste.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com assessoria de imprensa)
Foto: Assessoria Acic