ESPECIAIS

Previsão de inverno mais seco alerta para risco de queimadas no campo

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| A previsão de um inverno mais seco, com chuvas abaixo do comum, trazem alerta para o risco de queimadas no campo. O inverno no Hemisfério Sul começa em 21 de junho, às 06h14 e termina em 22 de setembro, às 22h04.
De acordo com informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), além da redução das chuvas em grande parte do País nesta época do ano, a umidade relativa do ar também deve cair. Com isso, o alerta: favorecimento da incidência de queimadas no campo e também de incêndios florestais.
A estação é normalmente marcada pelo período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, enquanto os maiores volumes de chuva concentram-se sobre o noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e parte da Região Sul do Brasil.

Além de menos radiação solar, o inverno tem como característica a vinda de massas de ar frio, vindas do sul do continente e, como consequência, diminuição de temperaturas que levam à formação de geadas, queda de neve nas áreas serranas e friagem em estados do norte e nordeste.

Durante a estação, em função das inversões térmicas no período da manhã, são comuns as formações de nevoeiros e/ou névoa úmida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com redução de visibilidade, impactando especialmente em estradas e aeroportos.

Neste ano, a ação do fenômeno La Niña deve persistir durante todo o inverno, com tendência de potencializar as chuvas nas regiões Norte e Nordeste e reduzir a possibilidade de chuvas mais intensas no Sul e no Sudeste.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro com Mapa)

Foto: Mapa

 

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)